quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

.: Silviano Santiago e Elvira Vigna vencem Prêmio Oceanos‏

Entregue na noite da última ter-ça-feira, 8 de dezembro, o Prêmio Oceanos 2015 teve dois autores da Companhia das Letras entre os vencedores: "Mil Rosas Roubadas", de Silviano Santiago, primeiro lugar da premiação, e "Por Escrito", de Elvira Vigna, que ficou com o segundo lugar.
  
Publicado em 2014, "Mil Rosas Roubadas" é o relato da história de uma grande amizade entre dois homens que começa em 1952. Anos mais tarde, Zeca, então produtor cultural de renome, agoniza no leito do hospital. Ao observá-lo, o professor aposentado de História do Brasil entende que não perde apenas o companheiro de vida, mas seu possível biógrafo. 

Compete-lhe inverter os papéis e escrever a trajetória do amigo inseparável. Rodrigo Casarin, em resenha publicada no blog "Página Cinco", define o livro dizendo que o “amor e a paixão que o narrador sente pelo amigo – bastante íntimo em alguns momentos – parece não ter arrefecido ao longo de cinco décadas. Mais que isso, eclode com grande força quando o outro está à beira da morte. Mil rosas roubadas é isso: a mais pura declaração de amor”. Ao receber o prêmio, Silviano Santiago dedicou a conquista “ao biógrafo que eu perdi”, referindo-se ao produtor Ezequiel Neves, inspiração para o livro.

"Por escrito", de Elvira Vigna, é uma história de separação. As vidas de Molly, Izildinha, Valderez e das outras personagens do livro são tão inquietantes e inesperadas quanto a prosa da autora. Com uma linguagem cortante e antissentimental, e uma visão de mundo cáustica e desiludida, os personagens de Elvira caminham trôpegos por cenários de devastação afetiva, emocional e pessoal.

Como foi a repercussão do Prêmio Oceanos na imprensa:

  • Folha de S.Paulo: "Silviano Santiago leva Prêmio Oceanos por livro sobre descobridor de Cazuza"
  • Página Cinco: "Vencedor do Oceanos é declaração de amor em forma de ensaio biográfico"
  • O Estado de S. Paulo: "Silviano Santiago vence o Prêmio Oceanos com o livro Mil Rosas Roubadas"
  • O Globo: "Romance de Silviano Santiago vence o prêmio Oceanos"
  • Zero Hora: "Romance de Silviano Santiago é eleito melhor livro do ano no Prêmio Oceanos 2015"
  • Veja: "Crítico Silviano Santiago vence o Prêmio Oceanos"
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.