quarta-feira, 21 de setembro de 2016

.: Abertura da Tarrafa Literária terá Ignácio de Loyola Brandão e filha

A 8ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece anualmente na cidade Santos, em São Paulo, começa nesta quarta, 21 de setembro, e irá até o dia 25, ocupando principalmente o Teatro Guarany, um patrimônio cultural e histórico localizado ao lado da Rodoviária de Santos, e a unidade santista do Sesc com uma programação gratuita que inclui dez mesas de debates, bate-papo e atrações infantis, além do espetáculo de abertura.

A abertura do festival, nesta quarta, no Teatro Guarany, terá como atração o espetáculo “Solidão no Fundo da Agulha”, uma parceria do escritor Ignácio de Loyola Brandão com a cantora Rita Gullo, filha dele. A apresentação, que leva o escritor ao palco para contar histórias marcantes de sua vida e momentos remetidos a canções interpretadas por Rita, é baseada no livro homônimo, escrito por Ignácio, que reúne crônicas e contos inspirados nessas músicas e momentos. No repertório, estão canções como “Amado Mio” (Doris Fisher/ Allan Roberts), “Valsinha” (Chico Buarque e Vinícus de Moraes) e “Que rest-t-il de nos amours?” (Charles Trenet).

Para as mesas de discussões, também no teatro Guarany, a sexualidade destaca-se como tema de duas. A primeira, com participação da cartunista Laerte e Amara Moira, uma travesti doutorada e prostituta, e mediação do escritor Arthur Veríssimo, sobre transgênero (dia 23, sexta-feira, às 17h); e a segunda, nomeada “Ménage à Trois”, com participações do escritor Reinaldo Moraes e da professora de literatura Eliane Robert de Moraes – lançou, no ano passado, uma obra sobre a antologia de literatura erótica -, e mediação de Paulo Ludmer (dia 25, domingo, às 15h).

A situação atual do Brasil, econômica e política, também é pauta de outras duas mesas, uma sobre jornalista e imprensa brasileira, nomeada “Parem as Máquinas!” (dia 24, sábado, às 17h), com participações dos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Mino Carta, e mediação de Renato Roval, também jornalista e professor de comunicação; e a “Um belo Brasil”, com Eduardo Gianetti, sociólogo, economista e escritor, e Antônio Pedro Tota, escritor e professor de história, com mediação do jornalista Matthew Shirts, sobre o comportamento do brasileiro visto sob uma ótica uma otimista.

Outros nomes nacionais confirmados são: Maria Valéria Rezende, vencedora do Prêmio Jabuti; Estevão Azevedo, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2015; Vanessa Ferrari, umas das principais editoras da Cia das Letras; Gregório Duvivier, ator, humorista e escritor; os jornalistas e escritores Marina Moraes – que durante o festival lança o livro de crônicas “Água para as Visitas” -, Sergio Rodrigues, Rodrigo Savazoni e Michel Laub; a atriz e apresentadora Juliana Araripe; os poetas Manoel Herzog e Ademir Demarchi; Renato Rovai, jornalista e professor de comunicação; e Julián Fuks, eleito em 2012 pela revista Granta um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros.

Já entre os internacionais estão o holandês Arnon Grunberg, autor de livro “Tirza”; o mexicano David Toscana, que na ocasião lança o livro “Lotananza Bar”, com breves histórias de botequim; e o angolano Pepetela, que descreve, em suas obras, os problemas sociais de seu país.

Além das mesas, esta edição traz três encontros especiais no SESC Santos: um bate-papo com as vencedoras do Prêmio SESC de Literatura 2015, Marta Barcellos e Sheyla Smanioto; um recital do poeta Sérgio Vaz, nomeado “Poesia das Ruas”; e uma roda de leituras e indicações dos autores internacionais.

A programação infantil da Tarrafa, também no SESC Santos, chamada Tarrafinha Literária, trata uma apresentação do espetáculo cênico musical “Crianceiras”, concebido pelo músico Márcio de Camillo como uma homenagem a Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade. Haverá ainda uma temporada do “Fabuloso Mundo das Descobertas”, uma peça teatral que inicia antes do festival, no dia 19, com o intuito de inspirar a prática de ensinar e aprender, a origem das palavras, a saúde do corpo, e propõe ainda um resgate de valores como fazer o bem.

Programação desta quarta-feira
Abertura Tarrafa Literária – Festival Internacional de Literatura com o Espetáculo “Solidão no Fundo da Agulha” no Sesc Santos
O espetáculo é uma parceria do escritor Ignácio de Loyola Brandão com sua filha, a cantora Rita Gullo, e leva o escritor ao palco para contar histórias marcantes de sua vida e momentos remetidos a canções interpretadas por Rita.
Quarta-feira, 21 de setembro, às 19h30
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos - SP
Grátis

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.