terça-feira, 22 de novembro de 2016

.: Dr. Bactéria alerta: "Barbados cuidados com as bactérias!"


Estão na moda, além disso, rementem um ar atraente e sedutor. Cada vez mais, os homens estão aderindo às barbas, não é mesmo? Mas sabiam que boa parte das bactérias das mãos (100mil por cm2)  vão diretamente para elas? Pois, constantemente, quem tem barba, leva as mãos até ela, carregando toda esta contaminação.

“As barbas podem conter coliformes fecais. Tudo que contamina as mãos contamina a barba. Coliformes fecais (de todos os objetos e alimentos tocados), Staphylococcus aureus (de saliva), Pseudomonas (ambiente), vírus (gripe, resfriado, enterovírus), etc”, explica o biomédito Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria. 

Segundo o especialista, é possível adquirir doenças na barba, pois a presença de fungos pode levar a micoses, e as bactérias podem causar furúnculos, por exemplo. “Além disso, a barba pode ser um canal de transmissão para vírus, como o da gripe, quando não bem higienizada, aparada e cuidada”, ressalta o biomédico.

Um estudo, publicado no Journal of Hospital Infection, averiguou os rostos de 408 funcionários do hospital com e sem pelos faciais e afirmou que os que tinham o rosto liso tinham mais probabilidade de adquirir uma bactéria Staphylococcus aureus. Não por causa da presença ou ausência da barba, mas sim por causa do ato de fazer a barba e da agressão (normal) ocasionada pelos aparelhos de barbear. Os pesquisadores sugeriram que se barbear poderia causar micro-traumas na pele e ajudar uma colonização bacteriana.

Por si só, a barba não serve como um protetor para a pele, mas o ato de "não barbear" impede a agressão da pele e maior resistência dela. O Staphylococcus aureus está presente na grande maioria das peles, sendo uma bactéria oportunista. Nestes momentos (barbear), a presença de fissurar ou micro-fissuras pode dar está oportunidade, desenvolvendo furúnculos e outras infecções.

Como podemos prevenir o acúmulo desses organismos na barba?
- Cuidando adequadamente, aparando, lavando uma a duas vezes ao dia com água e sabonete neutro.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.