terça-feira, 15 de novembro de 2016

.: A vida de Isadora Duncan no teatro do MASP a partir do dia 17

De 17 a 27 de novembro, de quinta a domingo, volta em cartaz no MASP o espetáculo "Isadora", que conta a história da bailarina, pensadora e revolucionária Isadora Duncan (1877-1927). No elenco, Daniel Dantas, Melissa Vettore, Roberto Alencar e Patricia Gasppar. A trilha sonora é executada ao vivo por Jonatan Harold (piano e acordeom). A peça estreou em maio de 2016, no Masp, e já esteve em cartaz no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Concepção e montagem de "Isadora"
Idealizado por Elias Andreato em parceria com Melissa Vettore, o espetáculo discute a criação artística. O texto foi desenvolvido por Melissa Vettore, com colaboração de Elias Andreato e Daniel Dantas, por meio de pesquisa realizada a partir da autobiografia da bailarina, de documentos, documentários, discursos, coreografias e cartas. A peça reinventa os últimos dias de Isadora Duncan em Nice, na França, após o retorno de um conturbado período vivendo na Rússia.

Em um quarto de hotel, Isadora (Melissa Vettore) conhece Henry (participação especial do ator Daniel Dantas), um misterioso editor interessado em publicar seu livro de memórias. Estabelecem um jogo de provocações, que faz Isadora se confrontar com a imagem da artista provocante e libertária, revelando uma mulher humana, solitária e frágil. Ao lembrar-se da juventude ao lado dos irmãos que formam o Clã Duncan e recriar algumas coreografias, ela desperta o pensamento sobre o corpo da mulher, o amor, a dança, a educação, os sonhos e o espírito livre.

A dança, as artes e o amor moveram a caminhada de Isadora Duncan por vários países e levaram à criação do espetáculo, a partir da tradução e adaptação das cartas, biografias e manuscritos da artista; além da linguagem corporal, baseada na releitura de algumas de suas coreografias.

Artista percursora da dança moderna, Isadora Duncan negou-se a comercializar o corpo da mulher na dança. Empenhada em construir uma ‘nova escola’ para crianças, partiu com seus irmãos, dos EUA para a Europa e Rússia. Afirmava que sua dança era símbolo da nova educação e da liberdade e era contra a técnica repressiva do ballet. Para ela a dança era “o movimento do corpo em harmonia com a natureza’. Libertadora e afirmadora do Éros (o deus do amor) as reflexões de Isadora Duncan, sobre o direitos das mulheres, a arte e a liberdade, ainda permanecem extremamente atuais.



"Isadora"
Temporada: de 17 a 27 de novembro – Estreia quinta às 21h30, sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h.
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 75 minutos.
Classificação: 12 anos.
*No dia 24 de novembo, quinta-feira, não haverá espetáculo.

Auditório MASP Unilever
Av. Paulista, 1758. Telefone para informações – (11) 3159-5959. www.masp.org.br
Capacidade: 374 lugares.
Bilheteria: terça-feira a domingo: das 10h às 17h30. Quinta-feira: das 10h às 19h30. Em dias de espetáculo nos Auditórios, a bilheteria funcionará até o horário de início da apresentação. Aceita dinheiro, débito e crédito a vista.
Estacionamento Conveniado: Progress Park - Avenida Paulista, 1636 / Car Park - Alameda Casa Branca, 41.
Vendas: www.ingressorapido.com.br

Sobre o diretor Elias Andreato
Ator, diretor e autor brasileiro. Tem uma visão especial sobre o trabalho do ator e da dramaturgia autoral. Ganhou inúmeros prêmios como diretor e ator, em um extenso currículo. Dirigiu diversos espetáculos, entre eles, os mais recentes: "Camille e Rodin", "Rei Lear", "Myrna Sou Eu", "Eu Não Dava Praquilo", "A Casa de Bernarda Alba", "Florilégio Musical II - Nas Ondas do Rádio", "Jocasta", "Meu Deus", "Elza & Fred" e "A Graça do Fim". Está em cartaz como ator na peça "Dona Bete", de Fauzi Arap, e "Esperando Godot", de Samuel Beckett.

Sobre Melissa Vettore
Tem uma trajetória no teatro que inclui drama e comédia. Formou-se no Indac, com formação do CPT de Antunes Filho. Completou sua formação em NY e Barcelona. Possui formação em dança e sua expressão corporal delicada é uma qualidade em seu trabalho. Trabalha em novelas e séries de televisão. Forma o casal protagonista do filme "Entre Vales", lançado em 2016. Fez as novelas "Insensato Coração" e "Viver a Vida", e os seriados "Mothern" (GNT), "Maysa" (TV Globo), "Tapas e Beijos" (TV Globo), "3 Terezas" (GNT) e "O Homem da sua Vida" (HBO). Fez a preparação corporal de Juca de Oliveira em "Rei Lear", e de Elias Andreato em "Esperando Godot".

Sobre Daniel Dantas
Tem uma trajetória de sucesso no cenário teatral. É um ator renomado, trabalhando com os maiores diretores nacionais no teatro, no cinema e na televisão. Ator contratado de Rede Globo. Atuou em "Macbeth" de Shakespeare, com direção de Aderbal Freire Filho. Recebeu o Prêmio Molière de Melhor Ator por "Baile de Máscaras" e foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator em 2013, por "Quem tem Medo de Virginia Woolf". Na televisão fez muitas novelas como "O Dono do Mundo", "Mulheres de Areia", "Ciranda de Pedra" e as mais recentes são "Cheias de Charme", "Boogie Oogie".  Esteve nos seriados "Os Aspones", "JK", "Aline", "Som & Fúria", "O Astro" e "Mister Brau". No cinema, fez muitos filmes como: "Pequeno Dicionário Amoroso", "Traição", "Cronicamente Inviável", "Os Normais", e os mais recentes "Getúlio", e "Pequeno Dicionário Amoroso 2".

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.