sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

.: O rock segundo o piano de Rick Wakeman, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero
Em janeiro de 2017

Poucos músicos conseguiriam levar os clássicos do rock ao piano acústico de uma forma tão convincente. Um deles se chama Rick Wakeman, ex-integrante das bandas Strawbs e Yes, que também desenvolve uma fértil carreira solo. Em seu mais recente lançamento, o CD "Piano Portraits", ele faz releituras instrumentais interessantes de clássicos do estilo musical que ele também, de alguma forma, ajudou a consolidar.

Em sua carreira solo, Wakeman se notabilizou por mesclar elementos de música erudita ao rock. Basta ouvir o álbum "Viagem ao Centro da Terra" para se ter uma noção disso. Quem não se lembra dele tocando sintetizadores nos anos 70 com aquela excêntrica capa, que parecia transformá-lo em algum personagem da era medieval? Mas aqui, em "Piano Portraits", ele é apenas o músico que interpreta, à sua maneira, canções bem conhecidas de todos. Um desafio e tanto, por sinal.

No repertório estão "Stairway To Heaven" (do grupo Led Zeppelin), "Help" e "Eleanor Rigby" (dos Beatles), "Wonderous Stories" (da banda Yes) e "Morning Has Broken" (balada de Cat Stevens), que se unem a outras canções tradicionais, como "Amazing Grace" e "Summertime". Há também um tributo a David Bowie, nas canções "Space Oddity" e "Life On Mars". Nesta segunda, aliás, "Wakeman" tocou os teclados na gravação original de Bowie.

O resultado vai agradar que curte o som limpo, cristalino e bem tocado do piano acústico. Recomendo ouvir esse disco ao final de tarde, depois de um dia cansativo de trabalho. Vai fazer muito bem ouvir o rock segundo o piano de um mestre das teclas como Rick Wakeman.



Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.

"Help"

"Morning Has Broken"

"Space Oddity"

"Stairway To Heaven"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.