sábado, 22 de abril de 2017

.: Danite e o leão recebe selo Altamente Recomendável da FNLIJ

A obra foi selecionada na categoria Reconto e concorre ao Prêmio FNLIJ, cuja divulgação dos vencedores será em maio deste ano


O livro Danite e o leão – Um conto das montanhas da Etiópia, publicado pela Editora do Brasil, acaba de entrar na lista dos livros Altamente Recomendáveis da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) 2017. Agraciada na categoria Reconto (que compreende os textos recolhidos da tradição oral e recontados de forma literária), a publicação concorre agora ao Prêmio FNLIJ, premiação que terá a divulgação dos resultados em maio deste ano.

O prêmio, que acontece desde 1974, está em sua 42ª edição. A cada ano a FNLIJ recebe das editoras as primeiras edições dos livros publicados para análise e seleção. As obras consideradas de melhor qualidade são selecionadas para o acervo básico da fundação, com o objetivo de orientar as compras iniciais das Secretarias de Educação, escolas e bibliotecas. Desse acervo básico são classificados os exemplares Altamente Recomendáveis/FNLIJ. São escolhidos dez livros em cada uma das seguintes categorias: Criança; Imagem; Informativo; Jovem; Literatura em Língua Portuguesa; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Reconto; Teatro; Teórico; Tradução/adaptação (criança/jovem/informativo/reconto); Escritor Revelação; Ilustrador Revelação, cujos escritores, ilustradores, tradutores e editores recebem a láurea Altamente Recomendável – um diferencial muito importante para as obras do mercado de literatura infantil e juvenil no Brasil. Graças a essa seleção, educadores, pais e leitores em geral podem escolher livros infanto-juvenis com atestada qualidade literária e editorial, já que a FNLIJ é a principal e a mais respeitada entidade brasileira desse segmento.

Sobre a obra: Em “Danite e o leão – Um conto das montanhas da Etiópia”, lançado pela Editora do Brasil, Rogério Andrade Barbosa e a ilustradora Ciça Fittipaldi recriam um popular conto africano, ambientado nas montanhas da Etiópia, que revela um pouco da cultura da África. Apesar de se passar em um país distante, é uma história que fala de relacionamentos humanos e apresenta ensinamentos universais sobre a importância da persistência e da superação, agradando crianças e inspirando adultos.

Sobre o autor: Rogério Andrade Barbosa, especialista em recontos africanos, é graduado em Letras e pós-graduado em literatura infantil e juvenil. Trabalhou como professor voluntário em Guiné-Bissau, na África, a serviço das Nações Unidas. Pela Editora do Brasil, publicou os livros “Histórias Africanas para Contar e Recontar” e “Contos da Terra do Gelo”. 

Sobre a Editora do Brasil: Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN). 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.