sexta-feira, 15 de setembro de 2017

.: Steve Winwood revive seus hits em disco ao vivo, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em setembro de 2017.

Steve Winwood já deixou escrita uma passagem singular na história do rock. Ex-integrante da Spencer Davis Group, Blaind Faith e Traffic, todas bandas emblemáticas dos anos 60, ele ainda produziu vários hits em carreira solo com temáticas mais voltadas para o pop, com alto padrão de qualidade musical. Agora ele fez um apanhado dessa rica trajetória no álbum duplo "Greatest Hits Live", com registros de shows ao vivo com as canções que marcaram sua carreira.

O disco repassa desde canções dos primórdios ("I´m A Man" e "Gimme Some Lovin", hits da Spencer Davis Group), passando também pelo período experimental com a banda Traffic ("Low Spark Of High Heeled Boys", "Dear Mr. Fantasy", "Medicated Goo" e "John Barleycorn") e com a banda Blind Faith ("Can´t Find My Way Home"). 


De sua carreira solo estão representadas as radiofônicas "Higher Love", "While You See A Chance", "Back In The High Life Again" e "Roll With It", todas com um toque de qualidade refinado. O curioso é que Winwood chegou a ser criticado por seguir esse tipo de linha mais comercial na música, ao invés de manter a sonoridade focada no experimentalismo dos anos 60. Porém, é preciso entender que o tempo passa e, no caso de Winwood, evoluiu para a seara pop, mas com dignidade e competência.

A surpresa desse disco ficou por conta da releitura de "Why Can't We Live Together", hit do cantor Timmy Thomas nos anos 70. Winwood está totalmente a vontade nessa versão. E foi muito oportuno também o resgate de "Arc Of A Diver", canção que deu o título de seu segundo disco solo e marcou a guinada definitiva para o pop na carreira solo.

"Greatest Hits Live" está longe de ser uma coletânea tipo caça-níqueis. Steve Winwood merecia mesmo ter sua obra resgatada, seja pela qualidade dela, seja pela relevância de sua trajetória na música.


"Can´t Find My Way Home"
"Higher Love"

"Back In The High Life Again"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página "Musicalidades", que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.