segunda-feira, 6 de novembro de 2017

.: Livraria da Vila: Antropóloga Betty Mindlin lança livro e autografa

‘Crônicas Despidas e Vestidas’ compartilha experiência e impressões da autora com povos indígenas e importantes personagens intelectuais


A Editora Contexto realiza em 8 de novembro uma sessão de autógrafos para lançamento do livro Crônicas Despidas e Vestidas, da antropóloga Betty Mindlin. O evento ocorrerá a partir das 18h30 na Livraria da Vila (unidade Fradique Coutinho).

A obra, com 216 páginas, divide-se em duas partes. Na primeira delas, “Crônicas Despidas”, a autora expõe uma variedade de assuntos relacionados ao universo indígena e contempla diversos povos. Com diversos mitos perpassando os relatos, essa parte do livro dedica um olhar sobre aqueles que não cobriam o corpo em tempos antigos e para quem a nudez não era proibida.

“Muita gente me pergunta como minha vida mudou depois que comecei a passar grandes temporadas com os índios, tentando aprender seu jeito de ser. Sempre desconverso, pois foi uma transformação tão extraordinária que jamais contei a ninguém o que hoje resolvo explicar”, relata a autora Betty Mindlin.

Já nas “Crônicas Vestidas”, personagens marcantes de diversas áreas do conhecimento – literatura, pintura, cinema – surgem, com “seus trajes habituais”, por vezes com base na admiração que despertam nela, em outras, a partir de convivência verdadeira. Assim, estas crônicas “despidas” e “vestidas” são relances de um percurso de vida.

“Erigir memória em patrimônio intangível contém riscos. Tradições, costumes, crenças, para se manterem e serem transmitidos estão ligados a formas de sobrevivência e recursos materiais, à educação, a oportunidades sociais”, conclui a autora.

Autora: Betty Mindlin é antropóloga, autora de Diários da floresta e de sete livros em coautoria com narradores indígenas, como Vozes da origem e Moqueca de maridos, traduzido para várias línguas. Pela Contexto, é coautora de As religiões que o mundo esqueceu.

Editora Contexto: Fundada pelo historiador Jaime Pinsky em 1987, a Contexto é especializada em ciências humanas e dedicada à circulação do saber. Comemora 30 anos de atividades em 2017 e acaba de lançar o selo Marco Polo, de romances históricos.
  
Serviço
Evento: Lançamento do livro Crônicas Despidas e Vestidas
Data e horário: 8 de novembro, a partir das 18h30
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915, Piso Térreo, Vila Madalena, SP

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.