quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

.: Exposição fotográfica na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Edifício Wilton Paes de Almeida, de Roger Zmekhol, hoje ocupado, no centro de SP, em foto de Yanca de Almeida Silva
Projeto da Fundação Stickel gerou ensaio sobre a cidade, com curadoria de Ana Mello


Mega estruturas, equipamentos urbanos, passarelas, a arquitetura ocupada no centro da cidade e a arquitetura das periferias. Estes são alguns dos pontos retratados por 12 alunos de um workshop gratuito e aberto à comunidade promovido pela Fundação Stickel com apoio do CAU/SP. O trabalho foi reunido em um ensaio com curadoria da fotógrafa Ana Mello, também responsável por ministrar o curso, denominado "Franz Heep: registro no centro e revelação na periferia".

O resultado deste workshop pode ser visto até o dia 9 de janeiro em exposição aberta ao público, intitulada "Introdução à fotografia de arquitetura – O espaço criado pela Luz", na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.
   
Os alunos registraram projetos de grandes nomes da arquitetura local, como Paulo Mendes da Rocha – com a Praça do Patriarca (2002) e o novíssimo Sesc 24 de Maio (2017), realizado em parceria com o MMBB –, Brasil Arquitetura, autores do projeto da Praça das Artes (2006) –, e Roger Zmekhol – Edifício Wilton Paes de Almeida (1968) –, entre outros, mas também a arquitetura das periferias e manifestações culturais típicas da urbanidade como o Grafitti.

O workshop com a fotógrafa Ana Mello é a contrapartida social de um projeto cultural com parceria de fomento do CAU/SP. Outro resultado é o livro "Franz Heep: Um Arquiteto Moderno", de Marcelo Barbosa com fotos de Ana Mello, editado pela Monolito, cujo lançamento acontecerá em fevereiro de 2018.


Serviço
Exposição "Introdução à fotografia de arquitetura – O espaço criado pela luz"
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha - Rua Franklin do Amaral, 1575
De 11 de dezembro a 9 de janeiro
De terça a sexta: das 9h às 19h, sábados das 9h às 17h e domingos das 12h às 17h.
*Sujeito a alteração de horário de acordo com a programação da Fábrica da Cultura.

Sobre a Fundação Stickel: A Fundação Stickel é uma organização sem fins lucrativos instituída em 1954 pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel, na época chamada de Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel e atuante na cidade de Campos do Jordão. Após um período de inatividade, foi reestruturada em 2004 pelo filho do casal, o arquiteto, artista plástico e fotógrafo Fernando Stickel, e passou a operar em São Paulo com a missão de promover a inclusão social por meios das artes visuais.

Atualmente, a Fundação Stickel busca agregar sua atuação na arte brasileira e contemporânea ao trabalho em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social. Para tanto, promove atividades culturais diversas nos campos da pintura, desenho, cinema, fotografia e literatura, sendo elas exposições, cursos, oficinas, ações, edição e distribuição gratuita de livros, dentre outras modalidades que envolvem a arte educação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.