quinta-feira, 12 de abril de 2018

.: Como tornar o café um aliado do coração? Aprenda aqui!

Em comemoração ao Dia Mundial do Café, a Socesp alerta aos cuidados com o coração e dá dicas de como torna-lo um aliado


Com tantas datas comemorativas que temos entre os 365 dias do ano, seria injusto não existir uma data especial para o queridinho das manhãs: o café. No dia 14 de abril celebra-se o Dia Mundial do Café que, consumido em doses regulares pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois suas substâncias antioxidantes eliminam os radicais livres e ajudam na resposta do sistema imunológico.

O café tem como seu principal composto ativo a cafeína, responsável por estimular o sistema nervoso central e ajudar seus apreciadores a manterem-se mais acordados e concentrados, amenizando os resquícios de uma noite mal dormida. Especialistas recomendam a ingestão de três xícaras de 40mL por dia quando não há restrição médica.

A diretora do departamento de Nutrição da Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Dra. Nagila Damasceno, afirma que o consumo moderado do café é benéfico para a saúde cardiometabólica, pois diminui o risco de mortalidade cardiovascular e os níveis elevados de pressão arterial. "Mas se consumido em doses exageradas, os pacientes com alterações cardiovasculares podem apresentar resultados adversos, como o aumento do nível de colesterol circulante, perda de sono durante as noites e arritmia cardíaca", alerta a nutricionista.

Elizabeth Torres, professora de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP chama atenção para os cuidados com a adição de açúcar no café e ressalta que a quantidade ideal para ingestão é de no máximo 5g de açúcar para cada 40mL de café. "Para os diabéticos, uma maneira de adoçar a bebida sem prejudicar a saúde é consumir o adoçante do tipo Stevia, que é natural à base de planta e possui baixo teor de sódio. "Outros tipos de adoçantes naturais podem ser usados, embora seja preciso certa cautela, pois podem causar efeitos não desejados em pessoas diabéticas", completa a especialista.

Algumas curiosidades
1. O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água;
2. O café é o 2º produto mais comercializado no mundo, perdendo somente para o petróleo;
3. O café expresso foi criado em 1906 pelo guatemalteco George Washington
4. O café cappuccino recebeu essa denominação em associação aos capuzes ou "cappuccinos", em italiano, usados pela Ordem dos Capuccinos;
5. O Brasil produz 30% do café mundial, mas é a Alemanha o 1º produtor de derivados do café;
6. Estima-se que cada brasileiro consuma, em média, 1200 xícaras de café por ano.

Sobre a SOCESP: A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.