terça-feira, 10 de abril de 2018

.: Quarteto de Cordas toca Mozart, Shostakovich e Mussorgsky em abril

Concertos serão realizados na Sala do Conservatório da Praça das Artes em 12 e 26 de abril


"O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo" recebe os convidados Renato Bendel na viola e Moisés Ferreira no violoncelo para interpretar a “Sinfonia Concertante”, de Amadeus Wolfgang Mozart na versão Grande Sextetto Concertante, de 1808 e a ópera “A Flauta Mágica” de Mozart, em 12 de abril, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes às 20h.

A versão de A Flauta Mágica que será executada, foi compilada para quarteto em 1792, um ano depois da morte do compositor. “Desde aquela época, as pessoas experimentavam outras formações justamente para ter o prazer de tocar e ouvir esse repertório, sem ter de montar um espetáculo grandioso.  E esse, em última análise, é o espírito da música de câmera - a música que a gente faz em casa entre amigos para os amigos. Isso é o que a gente tenta recriar.”, completa Jaffé.

Para o concerto de 26 de abril, que também acontece na Sala do Conservatório às 20h,  Betina Stegmann, Nelson Rios, Marcelo Jaffé e Rodrigo Andrade propõem mostrar sua interpretação para a obra Quarteto nº 8, composta por Dmitri Shostakovich em apenas três dias. Trechos de Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky, obra originalmente composta para piano, ganham uma versão especial nesta apresentação do quarteto.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo: Por iniciativa de Mário de Andrade, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rodrigo Andrade, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

O Quarteto apresenta-se constantemente no Brasil e no exterior, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música.

Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Em sete oportunidades o Quarteto de Cordas ganhou o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.

Serviço:
Quinta-feira, 12/4, 20h.
Quarteto nº 8
Programa:
Sinfonia Concertante
Trechos da ópera “A Flauta Mágica”
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo
Convidados:
Renato Bandel - viola
Moisés Ferreira - violoncelo

Quinta-feira, 26/4, 20h.
Quarteto nº 8
DMITRI SHOSTAKOVICH
Quadros de uma Exposição
MODEST MUSSORGSKY
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Betina Stegmann – violino
Nelson Rios – violino
Marcelo Jaffé – viola
Rodrigo Andrade – violoncelo

Local: Sala do Conservatório – Praça das Artes
Av. São João, 281 - Centro
Ingressos R$ 20
Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.theatromunicipal.org.br

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n - República
Telefone: 3053-2090
Horário da Bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados e domingos, das 10h às 17h

Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

Sobre o Instituto Odeon: O Instituto Odeon é o novo gestor do Theatro Municipal de São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação na área da cultura, o Instituto se destaca pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, além de consultorias ao Governo do Pernambuco e Prefeitura de Porto Alegre, produção de espetáculos de teatro e idealização e gestão de diversos projetos socioculturais. A instituição assumiu em 1º de setembro a gestão do corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e dos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Excelente dica. Site bom e com muitas sugestões.

    ResponderExcluir
  2. Grande programação cultural. São Paulo é o berço do melhor. O Municipal é uma relíquia a ser preservada.

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.