segunda-feira, 4 de junho de 2018

.: Elias Saliba lança o livro "Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários"

Piadas podem produzir revoluções? Qual o papel da sátira em sociedades com esferas públicas ainda mal ajambradas? Num país onde a realidade, antes de ser trágica, já é engraçada, por que ninguém quer ser humorista?

Analisando o humor soviético, as crônicas jocosas de um tal Sérgio Buarque dos Países Baixos, a sátira em Lima Barreto ou os dilemas da identidade do comediante no país da piada pronta, o historiador Elias Saliba, lança, no dia 14 de junho no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o livro "Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários – Ensaios de História Cultural do Humor"
(Itermeios), no qual convida o leitor para uma divertida sondagem em territórios ainda pouco explorados de uma história cultural do humor.

Um livro que nos ensina que piadas, sátiras e chistes, dificilmente desentranhados de registros efêmeros e dispersos, ocultos pelo manto da familiaridade inocente ou do riso burlesco, constituem importantes códigos culturais. E o mais surpreendente: a comédia já faz parte da vida brasileira e, embora nem sempre conduza ao riso libertador, sugere que o único pacto social que nos une, e até já funciona nestas plagas, é o humorístico.

Elias Thomé Saliba (FFLCH da USP) é membro da International Society of Luso-Hispanic Humor Studies. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Cultural do Humor, da USP, credenciado pelo CNPQ e o site https://humorhistoria.wordpress.com.

Sobre o CPF Sesc
Inaugurado em agosto de 2012, o Centro de Pesquisa e  Formação do Sesc é uma unidade do Sesc São Paulo voltada para a produção de conhecimento, formação e difusão e tem o objetivo de estimular ações  e desenvolver estudos nos campos cultural e socioeducativo.

Além do Curso Sesc de Gestão Cultural - que visa a qualificação para a gestão cultural de profissionais atuantes no campo das Artes, tanto de instituições públicas como privadas - a unidade proporciona o acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas, voltadas para o público em geral.

Lançamento "Crocodilos, Satíricos e Humoristas Involuntários – Ensaios de História Cultural do Humor"
Quinta-feira, dia 14 de junho, das 19h às 21h30. 
Recomendação etária: 16 anos. Número de vagas: 30
Grátis – mediante inscrição.

Informações e inscrições pelo site (sescsp.org.br/cpf) ou nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo. Serviço de van até a estação de metrô Trianon-Masp, de segunda a sexta, às 21h30, 21h45 e 22h05, para participantes das atividades.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 9h30 18h30.
Tel: (11) 3254-5600

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.