quarta-feira, 22 de agosto de 2018

.: Festival de Curtas de SP: filme produzido por alunos da FAAP

O premiado filme 'Maria' estará nas salas de cinema do Centro Cultural São Paulo, CineSESC e Cinusp


O curta-metragem "Maria", produzido por alunos do curso de Cinema da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), será exibido no 29.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que ocorrerá de 22 de agosto a 2 de setembro em diversas salas de cinema da cidade.

O filme é uma ficção de 12 minutos - adaptado do conto homônimo da escritora brasileira Conceição Evaristo - e conta a história de uma empregada doméstica, a Maria, que ao pegar o ônibus de volta para casa se depara com o pai de seu primeiro filho. O encontro traz lembranças e arrependimentos à protagonista.

"Comecei a pesquisar a literatura de mulheres negras, buscando um conto para adaptar, quando fui apresentado à obra de Conceição Evaristo, que é avassaladora e urgente", destaca o diretor do filme, Vinicius Campos, que diz sofrer muita influência da literatura marginal e negra. "Sendo morador da periferia, essas narrativas estavam presentes no meu cotidiano como exemplos de artistas que foram além de seus bairros por meio de sua produção", acrescenta.

O filme "Maria" foi produzido ainda durante o curso de Cinema na FAAP, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação do professor Humberto Neiva, também coordenador da graduação.

Além do Festival Internacional de Curtas, a produção também foi selecionada para outros eventos nacionais e internacionais: 25º Festival de Cinema de Vitória, 6th Mumbai Internacional Short Film Festival, 36th Festival Internacional de Cinemateca de Uruguay, Cine Favela Brasil, ShortCup Film Festival e Festival Internacional de Cine de Cucuta. O filme foi exibido, ainda, no Festival Internacional de Cine La Picasa, onde levou o prêmio de melhor curta latino.

Para Vinicius, a repercussão do filme tem sido estimulante. "Tivemos a possibilidade de viajar com o filme para festivais na Argentina e no Uruguai. É incrível notar como o público estrangeiro se relaciona com o filme de forma muito diferente do que no Brasil", finaliza.

No Festival de Curtas de São Paulo, a obra poderá ser vista nos dias 23/8 às 19h, 25/8 às 21h30 e 27/8 às 19h, respectivamente no Centro Cultural São Paulo, no CineSESC e no Cinusp. "Maria" foi um dos 109 selecionados - entre 711 inscritos - para a seção Mostra Brasil.


Ficha Técnica
Direção: Vinícius Campos de Lima
Roteiro: Vinícius Campos de Lima
Produção: Luiz Armando de Moura
Fotografia: André de Souza
Montagem: Vitória Torno Kretzchmann, Caio de Pietro
Elenco: Maitê Freitas, Andrio Candido, Lucas Afonso, Rafael Carnevalli, Morgana Siqueira, Emerson Gerssiano, Rita Pisano
Som: Matheus Abreu Maskalenka
Arte: Marina Soares
Assistente de Direção: Giovanni Belleza, Eduardo Neves
1º Assistente de produção: João Paulo Belentani
1º Assistente de fotografia: Hassan Shahateet
Maquinaria: Antônio Maria e Vinícius França

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP): Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.