quarta-feira, 1 de agosto de 2018

.: Grupo TAPA estreia "Anatol", obra inédita no Brasil de Arthur Schnitzler


Inédita no Brasil, "Anatol", do dramaturgo e médico austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931), ganha montagem do consagrado Grupo TAPA, com direção de Eduardo Tolentino de Araujo. O espetáculo - contemplado pelo ProAC 2017, no edital de Produção de Espetáculo Inédito - estreia no dia 3 de agosto, sexta-feira, às 21h, no Teatro João Caetano.

Com tradução feita especificamente para a encenação, a peça, publicada em 1982, é o primeiro texto teatral escrito pelo polêmico autor vienense, que flertava com as ideias do psicanalista Sigmund Freud sobre a sexualidade humana. Pouco conhecido no Brasil, Schnitzler também é autor de La Ronde (“A Ciranda”), que foi censurada em 1903 por causa de seu conteúdo erótico – semelhante ao de Anatol.

Dividida em seis curtos episódios, com diálogos carregados de humor ácido, a peça traça as aventuras e desventuras de um Don Juan moderno em sua busca incessante de prazer em relações desprovidas de afeto. Em cada história, Anatol e seu cúmplice Max (uma espécie de duplo do protagonista) têm amantes diferentes – burguesas, atrizes, prostitutas e costureiras –, sem fazer distinção de idade, classe social ou estado civil.

Em uma época de moral sexual bastante elástica e liberação feminina, essas mulheres não são mocinhas frágeis e inocentes da literatura do século 19, mas sim donas da própria vida sexual. Em sua diversidade, elas revelam a vulnerabilidade do homem moderno em sua falsa crença de domínio e supremacia.

Tendo como pano de fundo a efervescência artística e intelectual de Viena na virada do século 19, ambiente que forjou o conceito de modernidade e revolucionou a vida cultural europeia do século 20. Apaixonado pela psiquiatria, Schnitzler disseca com bisturi o comportamento masculino diante de suas parceiras, seus medos e suas perplexidades.

Arthur Schnitzler
O austríaco Arthur Schnitzler (1862-1931) foi médico e dramaturgo e fez grande sucesso em seu tempo, sobretudo nos países de língua alemã. Sua obra dialoga com as ideias de Sigmund Freud (1856-1939), o pai da psicanálise, que considerava o autor como seu alter ego. Em uma carta para Schnitzler, Freud escreve: “Creio que a sua natureza é a de um profundo investigador da alma, tão honestamente imparcial e intrépido como nenhum outro jamais foi”.

Sua peça mais popular é "La Ronde" (“A Ciranda”), cuja publicação, em 1903, gerou reações enfurecidas por seu conteúdo erótico e foi censurada e taxada como pornográfica. Uma adaptação cinematográfica da obra, com direção do alemão Max Olphus, foi responsável pela popularização do autor no ocidente. O filme, indicado ao Oscar de melhor roteiro em 1952, ganhou o prêmio da mesma categoria no Festival de Veneza em 1950.

Ainda mais recentemente, em 1999, o filme "De Olhos Bem Fechados" (“Eyes Wide Shut”), de Stanley Kubrick, com Tom Cruise e Nicole Kidman no elenco e com roteiro baseado em um conto de Schnitzler, estimulou a curiosidade por sua obra. Foi o último filme dirigido por Kubrick, que morreu antes mesmo do lançamento.

Independência feminina, antissemitismo, promiscuidade das relações são alguns dos temas abordados pela sua dramaturgia, que justificam o retorno de suas peças ao repertório dos teatros europeus. Outras obras de Schnitzler, já publicadas no Brasil, são "Senhorita Else", "Contos de Amor e Morte", "Retorno de Casanova", "Retorno de Amor e Morte", "Breve Romance de Sonho", "O Caminho Para a Liberdade", "História de Um Sonho", "Relações e Solidão", "A Menina Eise", "Cotovia, Cacatua Verde" e "Senhora Beate e Seu Filho".

Eduardo Tolentino de Araujo
Com 39 anos de carreira, Eduardo Tolentino de Araujo é fundador e diretor do Grupo TAPA. Ao longo de sua trajetória, acumula mais de 50 direções teatrais, entre clássicos e contemporâneos, nacionais e internacionais, tais como: Nelson Rodrigues, Maquiavel, Strindberg, Plínio Marcos, Alan Bennett, Lárs Norén, Shaw, Tchechkov e Pirandello. Suas produções mais recentes foram "Doze Homens e Uma Sentença", de Reginald Rose; "As Criadas", de Jean Genet; "O Torniquete", de Luigi Pirandello; e "A Cantora Careca", de Eugene Ionesco.

Grupo TAPA
Com mais de 80 prêmios da crítica teatral em 39 anos de existência, o TAPA é um dos grupos mais tradicionais e importantes da cena teatral paulistana. A companhia se notabiliza por seu repertório voltado aos autores clássicos. Sua trajetória inclui a maior parte dos grandes autores da dramaturgia universal, como Tchekhov, Shakespeare, Molière, Ibsen, Strindberg, Maquiavel e Piradello. Entre os autores brasileiros encenados pelo coletivo, destacam-se Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Millôr Fernandes, Jorge Andrade, Artur Azevedo e Oduvaldo Vianna Filho.

Além do cuidado com a escolha do autor e o trato com o texto, outro foco do grupo é o ator, razão pela qual dedica grande atenção à preparação e à formação técnica de seus integrantes. O TAPA realiza, ainda, grupos de estudos regulares para os atores e também atua como formador de público, para o qual realiza palestras, seminários, leituras dramáticas abertas, entre outros eventos.

Alguns dos trabalhos mais recentes da companhia são "A Cantora Careca" (2018), de Eugene Ionesco; "O Torniquete" (2017), de Luigi Pirandello; "Gata em Telha do Zinco Quente" (2016), de Tennessee Williams; "Esplêndidos" (2015) e "A Criada" (2015), de Jean Genet; "Anti-Nelson Rodrigues" (2013), de Nelson Rodrigues; "Berro" (2013), de Tennessee Williams; e "Senhorita Júlia" (2013), de August Strindberg.

Ficha técnica:
Título Original: "Anatol". Texto: Arthur Schnitzler. Tradução: Eduardo Tolentino de Araujo e Fernando Navarro. Direção: Eduardo Tolentino de Araujo. Elenco: Adriano Bedin, Antoniela Canto, Ariel Cannal, Athena Beal, Bruno Barchesi, Camila Czerkes, Cinthya Hussey, Isabela Lemos e Natalía Moço. Direção musical: Alexandre Martins. Iluminação: Nelson Ferreira. Fotografia: Ronaldo Gutierrez. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Contrarregras: Luiz Antônio Motta e Natália Beukers. Técnico som/luz: Alan Foster. Designer gráfico: Mau Machado. Produção Cenário/Figurinos: Marcela Donato. Produção e administração: Ariel Cannal.

Serviço:
"Anatol" – Estreia dia 3 de agosto, sexta-feira, às 21h, no Teatro João Caetano. Duração: 110 minutos. Classificação: 14 anos. Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada). Temporada: às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h. Até 26 de agosto.

Teatro João Caetano – Rua Borges Lagoa, 650, Vila Mariana. Telefone: (11) 5573-3774. Bilheteria aberta com uma hora de antecedência. Aceita cartão de débito / dinheiro. Tem acessibilidade. Não possui estacionamento conveniado. Capacidade: 438 lugares.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.