sexta-feira, 24 de agosto de 2018

.: SBT: ministra Cármen Lúcia estará no ‘Poder em Foco’

Débora Bergamasco recebe a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia no ‘Poder em Foco’ deste domingo (26). Os jornalistas convidados para a entrevista são Frederico Vasconcelos, da Folha de S. Paulo, Claudio Dantas, do site “O Antagonista” e Daniel Adjuto do SBT. Encerrando um mandato de dois anos no próximo dia 13 de setembro, ela fala sobre eleições, benefícios aos juízes, sistema prisional e outros assuntos. Sobre haver um golpe em curso no Brasil, ela diz: “golpe se tem quando há uma ruptura institucional. A palavra golpe é exatamente empregada na ciência política e no direito nesse sentido de ruptura. E as instituições no Brasil estão funcionando”.

A ministra analisa a forma de nomeação para uma cadeira no supremo e declara: “quanto à forma de indicação, já se pensou nisso no Brasil e acho que é possível se repensar. Não porém como um instrumento para calar o poder judiciário, principalmente no supremo, que tem dado respostas que nem sempre agradam a todo mundo”. "A tendência é haver uma presença muito maior dos cidadãos no momento da sabatina", completa. "É difícil pensar em um outro modelo de indicação porque qual seria ele? Por exemplo, ser indicado por partidos políticos?", pondera.

Cármen Lúcia fala sobre a aprovação do aumento de dezesseis por cento no salário para os ministros do STF e diz: "eu achava que a oportunidade é que não era, exatamente em razão das dificuldades brasileiras, das dificuldades econômicas, financeiras e fiscais, mas eu sempre acato o que a maioria delimita". Ela também comenta as visitas aos presídios que passaram por rebeliões: "eu tive tanto empenho, andei tanto por esse país, fui a tantas penitenciárias para ver lá junto com os juízes responsáveis as condições. Havia lugares em que as pessoas diziam exatamente isso: não há como entrar porque não há nem grade".

‘Poder em Foco’ vai ao ar todos os domingos, a partir da meia noite, após o Programa Silvio Santos, no SBT. Site oficial: sbt.com.br/poderemfoco

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.