quinta-feira, 23 de agosto de 2018

.: Sesc Parque Dom Pedro II apresenta concertos gratuitos com o Coral USP

Juvenal e o Dragão. Divulgação/SBT


O grupo Sestina, do Coral USP apresenta duas obras de seu repertório no Sesc Parque Dom Pedro II. Dia 25 de agosto, sábado, às 16h, executa a opereta Juvenal e o Dragão e no dia 26 de agosto, domingo, às 15h, Misatango -  Misa a Buenos Aires.

A opereta Juvenal e o Dragão foi escrita por Nibaldo Araneda especialmente para o grupo Sestina, integrando o programa de comemoração do aniversário de 50 anos do Coral USP.

A composição foi inspirada na Literatura de Cordel devido à suas profundas raízes na cultura popular. Ao escrever a obra, Nibaldo procurou um cordel que representasse bem o gênero escolhido, indo de encontro à Leandro Gomes de Barros, um dos maiores representantes da Literatura de Cordel, escritor de uma narrativa que veio a ser modelo para outros importantes cordelistas: A História de Juvenal e o Dragão.

Ao escrevê-la, Nibaldo optou pela formação ‘Narrador, Coro Misto e Piano’, criando uma Opereta Coral, ópera musical cuja história pode ser contada exclusivamente pelo coro, onde os diferentes timbres representam todos os personagens da história. A obra é constituída por 7 partes que contam a história de Juvenal.

Misatango. Divulgação/SBT

A peça Misatango – Misa a Buenos Aires foi composta entre 1995 e 1996, escrita para coro, pequeno conjunto de câmara, bandoneón e soprano solista. A composição mistura a tradição da música sacra do século 20 e o tango, com o bandoneón marcando seu ritmo de forma expressiva.

Resultado da vontade de unir o tango ao canto, Martín Palmeri escreveu sua obra de modo que a orquestra se torna responsável por perpetuar a essência do tango por meio dos instrumentos, trabalhando a linguagem dos acordes, a rítmica e os desenhos melódicos enquanto o coro fica responsável por “cantar a missa”, na língua latina, pois segundo Martín além de ser uma língua com sentido universal na literatura coral, tem muito em comum com o tango, principalmente com o tango vanguardista.

Sobre o Coral USP: Fundado em 1967 por Benito Juarez, o Coral USP reúne hoje cerca de 600 cantores distribuídos em 12 grupos, cada um com seu projeto de programa, agenda de ensaios, apresentações e oficinas. Sua trajetória inclui turnês pelo exterior, premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA e inúmeras apresentações em diversas cidades brasileiras, realizando concertos em teatros, festivais, igrejas, parques, universidades, rádio e TV.

Juvenal e o Dragão – Com CORALUSP Sestina
Dia 25 de agosto, sábado, às 16h.
Ingressos: Grátis - sem retirada de ingressos.
Classificação: Livre.
Duracão: 60 minutos.
Local: Tenda Arquibancada.
Capacidade: 200 lugares.

Misatango - Misa a Buenos Aires com CORALUSP Sestina
Dia 26 de agosto, domingo, às 15h.
Ingressos: Grátis - sem retirada de ingressos.
Classificação: Livre.
Duracão: 60 minutos.
Local: Tenda Arquibancada.
Capacidade: 200 lugares.
SESC Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n – Brás
Horário de funcionamento: De quarta a domingo e feriados, das 10h às 18h. 
Telefone: (11) 3111-7400 
Redes Sociais
Site:  sescsp.org.br/unidades
Facebook https://www.facebook.com/sescpqdompedro/

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.