domingo, 16 de setembro de 2018

.: Santos recebe o projeto itinerante “O Bloco do Povo Encantado”


Um mergulho na cultura e nas características humanas, valorizando a diversidade, o senso de humor, mobilidade, beleza e capacidade de adaptação do povo brasileiro. A estreia será na segunda-feira, 17 de setembro, com a oficina “Respeito à Diversidade”, direcionada aos educadores das escolas públicas. Nos dias 18, 19 e 20, o Espetáculo Teatral será apresentado em duas sessões gratuitas, abertas ao público.

Na próxima segunda-feira, dia 17 de setembro, a cidade de Santos, no Estado de São Paulo, será palco da estreia do projeto "O Bloco do Povo Encantado", uma iniciativa da Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, reconhecida pela expertise em economia criativa e na concepção, criação e desenvolvimento de projetos socioculturais, educativos e de sustentabilidade. 

Composto por espetáculo teatral e oficina sobre “Respeito à Diversidade”, o projeto retrata a riqueza cultural e sabedoria popular do povo brasileiro. Num clima de encantamento e poesia, os artistas levarão ao público uma mensagem de coexistência harmoniosa, com cenas que resgatam a memória criativa dos brasileiros e valorizam a união das diferenças. “A riqueza cultural do Brasil é uma moeda de grande valor, e sua mensagem de tolerância e convivência pacífica cria referências para o mundo e nos coloca na vanguarda. Assim, ‘O Bloco do Povo Encantado’ busca criar o ambiente propício para o reconhecimento deste valor e do que ele simboliza para o imaginário do mundo”, ressalta Gisela Arantes, autora do projeto.

A Oficina “Respeito à Diversidade” será voltada aos Educadores da Rede Pública de Ensino e Arte-educadores, ministrada pelo Artista Educador, Dr. Giuliano Tierno. O objetivo é gerar agentes multiplicadores e expandir os temas sobre respeito à diversidade, incentivando iniciativas transdisciplinares a serem aplicadas em sala de aula.

O Bloco do Povo Encantado tem o apoio da Lei PROAC, patrocinado pela Pernambucanas e será oferecido gratuitamente à população. Aberto ao público em geral, o Espetáculo Teatral beneficia também alunos da Rede Pública de Ensino na faixa etária de 7 a 12 anos. Como o espetáculo é gratuito, sujeito à lotação do espaço, recomenda-se que o público chegue ao evento com pelo menos 20 minutos de antecedência. O texto do espetáculo teatral é de autoria de Gisela Arantes e contou com a orientação do Dr. Giuliano Tierno.

“Com uma vasta pesquisa em torno dos mitos, literatura e numerosas referências culturais e artísticas dos troncos formadores da identidade nacional, o projeto tem foco nas culturas indígena, africana e europeia e contempla influências contemporâneas de outras culturas presentes no Brasil. O espetáculo apresenta uma Trupe de Artistas Saltimbancos que viaja pelo Brasil, levando alegria e esperança! Cores, músicas, danças, culinária, literatura e todo o cardápio cultural de um país diversificado e misturado”, relata Gisela.

O projeto é itinerante e a temporada de estreia vai de setembro a outubro de 2018, nas cidades de Santos, Cubatão, Jacareí e Taubaté, e conta com as parcerias das Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura e Educação, além do SESC, comprovando assim seu potencial de relacionamento. “Pretendo levar esse projeto a várias outras cidades brasileiras”, afirma Gisela.

Agenda
Projeto "O Bloco do Povo Encantado"

Oficina “Respeito à Diversidade”
Facilitador: Dr. Giuliano Tierno
Data: segunda-feira, 17 de setembro, às 13h30
Público-alvo: educadores (agendamento feito com as escolas)
Local: Centro de Formação Darcy Ribeiro

Espetáculo teatral – Sessões em dois horários
Datas e horários: 18, 19 e 20 de setembro, às 9h30 e às 14h (chegar com 20 minutos de antecedência)
Realização: Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas
Autora do projeto: Gisela Arantes

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.