terça-feira, 23 de outubro de 2018

.: Diretora do Keychange vem à SIM São Paulo falar sobre empoderamento


A caminho da SIM São Paulo, executiva Vanessa Reed é apontada pela BBC como uma das mulheres de maior impacto na música que ouvimos hoje, atrás apenas de Beyoncé e Taylor Swift.

Há três anos, a Semana Internacional de Música de São Paulo adotou a paridade de gênero como um dos critérios para construção de sua programação e, desde então, tem garantido um mínimo de 50% de mulheres em seus showcases, painéis e debates. Marcada de 5 a 9 de dezembro novamente no Centro Cultural São Paulo, a sexta edição da SIM São Paulo traz Vanessa Reed, diretora da PRS Foundation, para falar sobre o empoderamento feminino no mercado da música.

A fundação liderada pela executiva tem como missão desenvolver nova música e novos talentos no Reino Unido e um de seus pilares é o Keychange: uma campanha internacional para investir em artistas mulheres emergentes e encorajar festivais de música e conferências a equiparar gênero nos lineups.

Em menos de nove meses do lançamento do Keychange, mais de 100 festivais pelo mundo aderiram à iniciativa e se comprometeram a equilibrar suas programações em 50-50 até 2022. MaMA Festival (França), Reeperbahn Festival (Alemanha), MIL (Portugal) e  A2IM Indie Week (EUA) são apenas alguns dos eventos que integram a lista de participantes que conta com os brasileiros No Ar Coquetel Molotov (PE), Rio Music Market (RJ), Subtropikal Festival (PR), além da SIM São Paulo.

Em 2017, o Pitchfork fez uma pesquisa sobre diversidade nas programações de festivais. Após coletar informações dos 23 principais eventos de verão, constatou que apenas um quarto dos artistas contratados eram mulheres ou então bandas com ao menos uma integrante mulher. Agora, em 2018, o site repetiu a pesquisa. A representatividade de mulheres subiu de 14% para 19%, enquanto a porcentagem de grupos com uma integrante ou um membro não-binário ficou praticamente inalterada. Apesar de os números apresentarem uma leve melhora, ainda há um grande caminho a ser percorrido e esta é uma das batalhas de Vanessa Reed no Keychange.

Na semana passada, a BBC anunciou o resultado do “The Woman’s Hour 2018 Power List”, um TOP 40 com as mulheres que têm mais impacto na música que estamos ouvindo – seja no rádio, em vinil ou por streaming. A iniciativa do Keychange garantiu o terceiro lugar da lista para Vanessa Reed (os dois primeiros postos foram ocupados por Beyoncé e Taylor Swift). A lista existe desde 2013 e é um desdobramento do programa de rádio inglês Woman’s Radio, da BBC UK.

Serviço:
SIM São Paulo 2018
Local: Centro Cultural São Paulo + 30 casas de shows
Data: 5 a 9 de dezembro
Programação: festa de abertura, showcases diurnos, programação noturna, conferência, networking & business
PRO-BADGE (credencial): R$ 280 (segundo lote – até 30 de novembro) / R$ 350 (terceiro lote – a partir de 1º de dezembro)
Credenciados têm acesso livre à programação completa da SIM

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.