sábado, 12 de janeiro de 2019

.: "Breves Respostas Para Grandes Questões", o livro póstumo de Stephen Hawking

Em livro póstumo, cientista compartilha suas ideias sobre Deus, viagens no tempo, o futuro na Terra e outras questões que assombram a humanidade.

Reverenciado em todo o mundo, Stephen Hawking é sem dúvida um dos cientistas mais importantes e populares da história. Como pesquisador, realizou descobertas que têm ajudado a academia a compreender melhor não só o funcionamento dos buracos negros, como também outros grandes mistérios do universo. Mas Hawking fez mais. 

Certo de que a ciência pode ser apreciada por todos, como escritor se empenhou em disseminar conceitos da astronomia, cosmologia, mecânica quântica e de outras áreas para o público leigo. Só no Brasil, com as edições da Intrínseca, já vendeu mais de 300 mil exemplares. Breves respostas para grandes questões reúne as últimas palavras desse gênio incomparável, que faleceu no início de 2018 depois de lutar por décadas contra uma doença degenerativa.

Com seu humor fino e linguagem descomplicada, Hawking discorre sobre temas que mexem com o imaginário popular, como a formação do universo, a ideia de Deus e as bases científicas para viagens no tempo. Lança também seu olhar curioso sobre o futuro, refletindo sobre as condições para a colonização do espaço e pensando em soluções para o aquecimento global e a fome. “O fato de que nós, humanos, meras coleções de partículas fundamentais da natureza, fomos capazes de alcançar alguma compreensão das leis que nos governam - e nosso universo - é um tremendo triunfo”, diz na apresentação. “Quero compartilhar minha empolgação com essas grandes questões e meu entusiasmo com sua busca”.

Breves respostas para grandes questões tem prefácio assinado pelo ator Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar ao interpretar Hawking no cinema, introdução do Nobel de física Kip Thorne, amigo e colaborador do cientista, e posfácio de Lucy Hawking, filha dele. Emocionantes, os textos evidenciam o impacto que Hawking, com sua inteligência e determinação, causava sobre todos. Último presente dele para seus leitores, Breves respostas para grandes questões é também a porta de entrada perfeita para quem quer ter contato com as teorias deste cientista genial pela primeira vez.

Stephen Hawking foi por 30 anos professor lucasiano da Universidade de Cambridge - uma das mais prestigiosas cátedras de matemática do mundo, já ocupada por Isaac Newton. Exerceu o cargo de diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica e fundou o Centro de Cosmologia Teórica da mesma instituição. Recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos Estados Unidos. Seus livros para o público geral incluem "Uma Breve História do Tempo", "O Universo Numa Casca de Noz", "Buracos Negros" e a autobiografia "Minha Breve História", publicados no Brasil pela Intrínseca. Hawking faleceu em 2018, aos 76 anos, em Cambridge.

"Breves Respostas Para Grandes Questões"
Autor: Stephen Hawking
Editora: Intrínseca
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Revisão técnica: Amâncio Friaça
256 páginas
Impresso: R$ 39,90
E-book: R$ 24,90
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.