segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

.: "Festival dos Festivais" comemora 30ª edição do "Festival de Férias" no Folha

Comemorando a 30ª edição do tradicional Festival de Férias, foram escolhidos os espetáculos de mais destaque nos 15 anos de história do festival. 

A 30ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha acontece entre os dias 5 de janeiro a 3 de fevereiro, com apresentações de espetáculos infantis todos os dias da semana. A proposta, que parecia ousada quando o Teatro Folha realizou a primeira edição do festival, logo conquistou a adesão do público, que lotou as sessões nas tardes de férias, nos meses de janeiro e julho. Nesta edição comemorativa, o Festival dos Festivais reúne peças que fazem parte desta história de sucesso.

O diretor artístico do Teatro Folha, Isser Korik conta que a ideia do Festival de Férias surgiu com o objetivo de criar espaço para o teatro para crianças em São Paulo numa fase em que a criação neste gênero era efervescente. “Nós percebíamos que havia um potencial muito grande no mercado de teatro para crianças. Havia público interessado e também artistas empenhando toda a sua criatividade, buscando narrativas e resultados estéticos inovadores”, conta.

O Festival de Férias tem uma programação diversificada, destinada a todas as faixas etárias, reunido diferentes estilos de montagens. Além de ser uma excelente alternativa de atividade cultural e entretenimento para as crianças, é também o espaço de trabalho para muitos artistas e técnicos nos meses de férias. 

Nesta edição há mais de 50 artistas e técnicos trabalhando diretamente nas apresentações. “O Teatro Folha colaborou para a abertura de espaço para o teatro infantil. Hoje muitos outros teatros realizam atividades para crianças, alguns mostrando repertório de companhias de teatro, o que é muito bom. Mas o Teatro Folha mantem o objetivo de apresentar diversidade de estéticas cênicas reunindo vários grupos teatrais na mesma edição de um festival”, explica Isser Korik.

Confira a programação completa:

Sábados e domingos, às 16h
"Pedro e o Lobo" (crítica neste link)
Crédito da foto: Fernando Anhê

Adaptação premiada da fábula musical russa, “Pedro e o Lobo” mescla a manipulação de bonecos e técnicas de teatro com luz negra, sob a direção de Fernando Anhê. A montagem apresenta para a garotada os sons de uma orquestra e seus principais instrumentos musicais, de uma forma lúdica e envolvente. Baseado em um antigo conto russo - sobre o menino valente que tenta capturar um lobo para salvar os bichos, seus amigos, na floresta, o compositor Sergei Prokofiev designou uma personalidade sonora para cada personagem ao criar a obra, em 1936.  O passarinho é representado pelo flautim; o gato, pelo clarinete; a pata, pelo oboé; o lobo, pelas trompas; os caçadores, pela percussão (marimba); o avô pelo fagote; e Pedro, pelas cordas. A base orquestral é pré-gravada; e o maestro Jamil Maluf narra em off a entrada de cada instrumento.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Sergei Prokofiev
Direção e adaptação: Fernando Anhê
Direção musical e narração pré-gravada: Jamil Maluf
Elenco: Fernando Anhê, Jah Horácio, Priscila Monsano e Rosana Aparecida Antão
Cenário, iluminação e figurinos: Fernando Anhê
Realização: Cia. Imago
Duração: 50 minutos
Classificação etária: a partir de três anos


Sábados e domingos, às 17h30


"Os Saltimbancos"
Crédito: Everson Borges

A peça conta a famosa história dos quatro bichos - um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata - que formam um grupo musical e partem para a cidade para tentar a carreira musical. Durante a jornada muitas aventuras acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver, sempre embalados pelas célebres músicas compostas por Chico Buarque.

Ficha Técnica
Texto: Sergio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov
Tradução e adaptação: Chico Buarque
Direção geral: Fezu Duarte
Elenco: Juliana Romano, Marcelo Diaz, Rosy Aragão, William Franklin, Giovana Possenti Boffa, Diego Rodda, Paula Flainbann e Vinicius Loiola 
Coreografia e assistência de direção: Juliana Sanches
Direção Musical: Ivan Parente
Produção musical e arranjos: Joel “Doc” Pereira
Criação de figurinos e adereços: As Mariposas
Criação de cenários e iluminação: Kleber Montanheiro
Fotografia: Everson Borges
Realização: Doidim Participações e Serviços Teatrais Ltda
Duração: 50 minutos
Classificação etária: a partir de três anos

Segundas-feiras, às 16h


"Chapeuzinho Vermelho"
Crédito: Denys Flores
A Cia. Le Plat du Jour, conhecida por suas ágeis e criativas adaptações de clássicos infantis, faz uma divertida adaptação da conhecida história de Chapeuzinho Vermelho. Tudo começa como uma grande brincadeira, em que duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras” para contar a história de Chapeuzinho Vermelho. Os chapéus definem as personagens: Chapeuzinho Vermelho,  Lobo Mau,  a Mãe,  a Avó  e o  Caçador. O espetáculo baseado na versão dos Irmãos Grimm é uma versão divertida e agrada crianças de todas as idades.

Ficha Técnica
Texto e criação: Le Plat du Jour
Direção: Fernando Escrich
Elenco: Renata Maia e Natália Vooren
Cenário: Fernando Escrich
Figurino: Kleber Montanheiro
Adereços: ABC em Cena
Operação de luz e som: Valdilho Oliveira Cruz
Iluminação: Rodrigo Matheus
Trilha Sonora: Le Plat du Jour
Produção e realização: Le Plat du Jour
Classificação etária: a partir de três anos
Duração: 55 minutos


Terças-feiras, às 16h


"Oras Bolas"Crédito: Felipe Lwe
“Oras Bolas” é um espetáculo de teatro infantil que envolve as técnicas de dança, música, artes plásticas e animação de objetos, que se transformam em bonecos à medida que são manipulados pelos atores. É uma criação especialmente dirigida às crianças menores, que se encantam com as transformações em cena.

Ficha Técnica
Direção e concepção: Anie Welter
Elenco: Carla Mercado, Elvira Cardeal, Luciana Venancio, Maiara Roquetti, Rafael Bolacha e Rafael Petri
Cenários e figurinos: Anie Welter
Confecção de cenários e figurinos: Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação
Iluminação: Rafael Petri e Renata Andrade
Música: Dani Maia e Morris Picciotto
Classificação etária: a partir de dois anos
Duração: 45 minutos


Quartas-feiras, às 16h

"Alice, O Musical" (crítica neste link)
Crédito: Ana Clara Berno
A famosa história da garotinha em busca de um coelho branco, perdida em um mundo de fantasias e cheio de personagens inusitados, ganha uma roupagem musical e efeitos especiais. Nessa versão do espetáculo, Alice está crescida e entediada em seu quarto até que resolve ler um livro para se distrair. Rapidamente a ficção das páginas se torna realidade e a velha estante da família deixa escapar fantásticas criaturas que transformam o quarto de Alice em um país das maravilhas. O texto provoca um mergulho nas fantasias e devaneios da famosa personagem Alice. No palco, bonecos, figurinos e um fascinante cenário com efeitos especiais.

Ficha Técnica
Direção geral: Max Oliveira
Direção residente e letras: Fernando Marianno
Elenco: Natália Foschini , Fernando Mariano, Márcio Godoy e Thiago Sak
Operador de Som: Clauber Fonseca
Operador de Luz: Isaias Neri
Composição musical e arranjos: Elton Towersey
Trilha sonora: Guilherme Góes
Voz em off: Paula Capovilla (mãe) e Claudio Galvan (gato)
Figurinos: Jota Produções
Execução de cenografia: Gabriel Gombossy
Assistentes de produção: Cissa Moreira e Andrea de Lara
Redes sociais: Rodrigo Albuquerque
Produção: Jardel Romão e Max Oliveira
Realização e produção: Voir Produções e Despertar Produções
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: a partir de cinco anos


Quintas-feiras, às 16h
"A Volta ao Mundo em 80 Dias"
Crédito: Mariana Chama

“A Volta ao Mundo em 80 dias” conta a extraordinária aventura de Mr. Fog, um lorde apaixonado por geografia, e Passepartout, seu fiel criado francês.  Tudo começa quando Mr. Fog descobre que, segundo seus cálculos, eles seriam capazes de dar uma volta completa pelo mundo em 80 dias. É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias. Mas eles não contam com a presença do misterioso Mr. Fix, o vilão da viagem, que surge de forma inusitada para atrapalhar a dupla. Atravessando a Europa, o Egito, a Índia, a China, o Japão e os Estados Unidos, os dois aventureiros correm contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A história é contada por dois atores que utilizam técnicas acrobáticas, dança, comédia e vídeo projeções. O enredo é baseado na obra literária do escritor francês Julio Verne e é composto pela alternância de cenas cômicas e momentos imagéticos.

Como num jogo de Tangram, os dois atores manipulam peças de ferro, rodas e sucatas para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. A partir dessas peças aparecem barcos, trens, montanhas, carroça e até um elefante.

Ficha Técnica
Adaptação livre do romance de Júlio Verne
Criação: Carla Candiotto e Cia. Solas de Vento
Direção: Carla Candiotto
Texto: Carla Candiotto
Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues
Direção de arte: Lu Bueno
Figurinos: Olintho Malaquias
Adereços: Michele Rolandi
Ferragens cenográficas: Cia. Solas de Vento
Ilustrações: Iara Jamra
Trilha sonora: Exentricmusic (Marcelo Lujan)
Iluminação: Wagner Freire
Fotografia: Mariana Chama
Produção: Cia. Solas de Vento
Operação de luz: Marcel Alani Gilber
Operação de som: Luana Alves
Operação de video: Bobby Baq
Projeto realizado com o copatrocínio do Instituto Alfa de Cultura / Projeto Alfa Criança 2011
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: a partir de quatro anos


Sextas-feiras, às 16h


"Rapunzel"
Crédito: Ana Mesquita

Uma dupla de músicos-atores conta com muita irreverência e bom humor a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. O espetáculo utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia. O texto segue, em linhas gerais, a conhecida versão dos Irmãos Grimm, do século XIX, mas aprofunda as características psicológicas dos personagens, que são complexos e, muitas vezes, contraditórios.

Ficha Técnica
Concepção, atuação direção: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Bonecos e Adereços: Naná Lavander
Cenografia: Amarílis Arruda e Marcelo Zurawski
Figurinos: Amarílis Arruda
Iluminação: Alexandre Kavanji
Trilha sonora original: Marcelo Zurawski e Paula Zurawski
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de quatro anos


Serviço - "Festival dos Festivais" no Teatro Folha
Início: 5 de janeiro de 2019
Até: 3 de fevereiro de 2019
Apresentações: segunda a sexta-feira, às 16h; sábado e domingo, às 16h e 17h30.
Ingressos: R$ 50*

*Valor referente ao ingresso inteiro. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

Teatro Folha
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / Telefone: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323 Site: www.teatrofolha.com.br

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto / 50% de desconto para funcionários e clientes do Cartão Renner. Horário de funcionamento da bilheteria: segunda e terça-feira, das 14 h às 16 h; quarta e quinta-feira,  das 14h às 21h; sexta-feira, das 14h às 21h30; sábado, das 12h às 23h59; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) (11) 3661-5896, (11) 97628-4993 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.