terça-feira, 26 de março de 2019

.: "O Silmarillion", principal livro sobre a Terra-média, ganha nova edição


"O Silmarillion", de J.R.R. Tolkien, apresenta as lendas antigas da origem do mundo de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

O livro mais importante sobre a Terra-média, criada por J.R.R. Tolkien, está de volta às livrarias. O Silmarillion ganhou uma nova edição pela HarperCollins Brasil, que adquiriu os direitos de publicação da obra completa do autor em 2018. Em capa dura e com ilustração do próprio Tolkien na capa, o livro conta, ainda, com a tradução de Reinaldo José Lopes, doutor na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela USP, cujos trabalhos acadêmicos se concentram na teoria da tradução, tendo como objeto de estudo textos de Tolkien.

Considerada a magnum opus de Tolkien, que trabalhou nos textos que compõem a coletânea de contos durante praticamente toda a sua vida, O Silmarillion é um relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo, época do início de todas as coisas, e apresenta as bases cosmogônicas e teogônicas que fundamentaram os romances mais famosos do universo mitológico criado por Tolkien: "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

Em tom épico e dramático, como as epopeias e tragédias das mitologias antigas, o livro começa com o Ainulindalë, o mito da criação do mundo por Eru Ilúvatar. Em Valaquenta, são descritas a natureza e os poderes de cada um dos Valar e dos Maiar. 

A terceira parte, Quenta Silmarillion narra os eventos que ocorreram antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pela posse das Silmarilli, as joias que continham a pura luz de Valinor e que deram título ao livro. Akallabêth relata a história da Queda de Númenor e de seu povo, no final da Segunda Era.

Por fim, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era é um breve relato das circunstâncias e dos grandes eventos ocorridos no final da Terceira Era do mundo, como narrado detalhadamente em O Senhor dos Anéis.

O Projeto Tolkien
O Silmarillion é o primeiro livro a ser reeditado pela HarperCollins. Em 2018, a editora publicou o título inédito "A Queda de Gondolin e Beren e Lúthien", que foi lançado em português pela primeira vez.  A editora também publicou no Brasil a biografia completa de Tolkien, escrita por Humphrey Carpenter, e o livro "J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis: O Dom da Amizade", do professor e jornalista Colin Duriez. 

O projeto tem um conselho de tradutores semelhante ao que é feito na tradução da Bíblia, já que as obras de Tolkien possuem um vocabulário próprio. O conselho é formado pelo pesquisador Ronald Kyrmse, pelo escritor e jornalista Reinaldo José Lopes, pelo tradutor Gabriel Brum e pelo gerente editorial da HarperCollins Brasil Samuel Coto, responsável pelas obras de Tolkien que serão lançadas no país.

Ainda em 2019, a HarperCollins vai lançar novas edições de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

Sobre o autor:
Conhecido internacionalmente como J.R.R. Tolkien, John Ronald Reuel Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico. Nascido na África do Sul, passou a viver na Inglaterra a partir dos 3 anos de idade. Desde pequeno ele era fascinado pela linguística e costumava inventar línguas. 

Doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e de Dublin, foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II e recebeu o título de doutor honorário em Letras pela Universidade de Oxford. Tolkien é considerado o "pai da literatura fantástica moderna". 

Suas obras, como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, foram traduzidas para mais de 50 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações de leitores no mundo todo.

Ficha técnica
Autor: J.R.R. Tolkien
Tradução: Reinaldo José Lopes
Preço: R$ 69,90
Páginas: 496

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.