terça-feira, 19 de março de 2019

.: Tropix: Céu lança clipe de “Amor Pixelado”

Foto: Divulgação

Por: André Meirelles Collazzi

Este é o terceiro clipe de “Tropix”, seu premiado disco de 2016

A Céu sempre foi uma inspiração na minha carreira e dirigir o clipe "Amor Pixelado", foi um presente, um encontro.  Além de um desafio! Quando se fala em vídeo 360º, tudo está em quadro, tudo é narrativa, tudo vira cena. Desde o ônibus que passa na rua até os movimentos mais sutis das atrizes. Foi uma oportunidade criativa para testar uma nova e potente tecnologia.

O clipe permite uma navegação múltipla na medida que diversas coisas acontecem ao mesmo tempo e em todas as direções. Dessa forma, o espectador é quem decide e organiza os enquadramentos, pois decide o que e para onde irá olhar, sempre consciente de que está perdendo alguma ação - ao olhar para direita, não acompanha o que acontece do lado esquerdo. Ou seja, é um clipe para ser visto diversas vezes - pois cada experiência será única.

A ideia, desde o princípio, foi exaltar a potência feminina e, cenograficamente, deixar o espaço totalmente livre para a ocupação do elenco – formado 100% por mulheres. Tudo foi filmado no restaurante Fitó, que na época ainda não tinha sido inaugurado e era a locação perfeita tanto imageticamente como conceitualmente, uma vez que apenas mulheres trabalham lá.  Para poder realizar a captação, a equipe de direção precisou ficar embaixo do balcão, único refúgio e ponto em que não vazaríamos nas cenas.

A criação ficou por conta da Prosperidade Content, produtora da qual sou sócio e que está sempre em busca de narrativas novas e contundentes. Mas a construção de toda mise-em-scène foi um trabalho conjunto com a Céu, a atriz Thaia Perez, que faz uma participação especial, e as atrizes do grupo de pesquisa em cinema AP43 (grupo liderado pela preparadora de elenco, roteirista e diretora Nara Sakarê). A Tarina Coelho, coreógrafa e professora da Escola de Arte Dramática da EAD-ECA-USP, ajudou na coreografia e no conceito dos movimentos das atrizes. A Céu também participou de ensaios onde umas das inspirações foi o artista-plástico dinamarquês Olafur Eliasson.

Para a produção de arte, a equipe liderada por Dicezar Leandro, parceiro de vários projetos, buscou retratar o cotidiano em detalhes sutis e narrativos espalhados pelo espaço.

Na captação, usamos quatro câmeras Sony 7s gripadas, para alcançar uma melhor qualidade e com tecnologia VR360 Comandand.  A fotografia foi feita pela Hangar Filmes (Ioram Finguerman e Diego Rinaldi).


“Amor Pixelado”- Céu
Lançamento Som Livre:  18 de março/2019
FICHA TÉCNICA
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO: Prosperidade Content
DIREÇÃO: André Meirelles Collazzi
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA VR360: Diego Rinaldi Mendes e Ioram Finguerman (Hangar Filmes)
DIREÇÃO DE ARTE: Dicezar Leandro
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Luana Furquim
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Thaiá Perez
ATRIZES: AP 43
MONTAGEM: Bárbara Roma
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Kim Ising e André Marins
FIGURINO: Fátima Lima
MAQUIAGEM: Samuel Semog
ASSISTENTE DE ARTE: Fernanda Cuenca
ASSISTENTE DE FIGURINO: Stéphanie do Ó e Tâmara Rocha
ASSISTENTE DE MAQUIAGEM: Juliana Ferreira
APOIO EQUIPAMENTO DE LUZ: Quanta
AGRADECIMENTO: Cafira e Thomaz - Fitó Cozinha

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.