sexta-feira, 31 de maio de 2019

.: 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece em junho

Cerimônia de abertura apresenta a Academia Livre de Música e Artes (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), ao lado de atores da cidade e do escritor e ilustrador Patrício Dugnani, com direção de José Maurício Cagno. A apresentação é aberta e gratuita e acontece a partir das 19h30, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP)

Sala Principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. Foto: Danilo Marques


A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza a cerimônia de abertura da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto no dia 8 de junho (sábado), a partir das 19h30, no Theatro Pedro II, com o espetáculo Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos e apresenta a Academia Livre de Música e Artes (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), sob regência de Cristina Modé Angelotti. Aberto ao público (com retirada de ingressos sujeita à lotação de espaço), o evento dá início à Feira, que prossegue de 9 a 16 de junho, com mais de 330 atividades gratuitas.

O espetáculo teve roteiro inicial de Adriana Silva (curadora da Feira) e roteiro final e direção de José Maurício Cagno. A produção conta com os atores Tânia Alonso, Renata Torraca, Joubert Oliveira e Gracyela Gitirana, com participação especial de Patricio Dugnani (escritor, ilustrador, professor universitário e autor do livro Um mundo melhor). Pela primeira vez vivendo uma experiência coletiva no palco, os artistas envolvidos interpretam uma obra autoral baseada na obra Ah! Cambaxirra se eu pudesse, da escritora Ana Maria Machado.

A produção narra a história da ave que luta para salvar o galho da árvore onde construiu sua casa e moram seus filhotes e faz alusão ao descaso das autoridades em resolver o problema. "O espetáculo joga luz sobre um comportamento social brasileiro e, de forma lúdica, traz elementos presentes na temática da 19ª edição da Feira, buscando compreender ao máximo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", destaca a curadora do evento, Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura.

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, explica que a montagem foi baseada no tema da Feira Nacional do Livro, que nesta edição apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

"Essas causas mobilizam a nossa Feira do Livro, que visa contribuir para que os objetivos sejam alcançados no mundo por meio da formação de leitores, da propagação do conhecimento e do debate livre e aberto", complementa Dulce Neves.

Segundo o diretor José Maurício Cagno, o espetáculo tem um cunho festivo como um abre alas para a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. "É uma produção festiva e alegre baseada num texto muito interessante que mostra a luta e a resistência de um pequeno passarinho para preservar o seu ninho", comenta. O diretor acrescenta que a produção vem ao encontro das propostas desta 19ª edição do evento. "A Feira tem a função de catalizadora de talentos e sempre apresenta artistas de diferentes formações, além de articular em sua programação diversas modalidades artísticas, o que possibilita muita reflexão e aprendizado para a plateia".

Ingressos gratuitos: A abertura da Feira é direcionada à toda população, com entrada gratuita. Classificação livre. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro Pedro II a partir de 30 de maio. Horários de funcionamento da bilheteria: terça a sexta-feira, das 10h às 19h ou até o início do espetáculo. Sábados: das 14h até o início do espetáculo. A distribuição dos ingressos está sujeita à lotação do espaço. Mais informações pelo telefone (16) 3911 1050 ou na bilheteria do Theatro Pedro II (16) 3977 8111.

19ª Feira Nacional do Livro: A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de um dos maiores eventos culturais do país e neste ano traz o tema "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com no mes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:
fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados: Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora h omenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Lista completa de locais da Feira e endereços
ACIRP
Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre Euclides
Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Coreto Praça XV
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent'arte
Praça XV (Rua Álvares Cabral, 370) - próximo a Rua Visc. de Inháuma 

Esplanada do Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande da Fundação do Livro e Leitura
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (S esc)
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes
Centro

Praça XV de Novembro
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Sesi Castelo Branco
Rua Dom Luís do Amaral, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório )
Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista
Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Realização: O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: G rupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirã o Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criati vas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação: A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.