segunda-feira, 27 de maio de 2019

.: "Carta ao Pai", de Kafka, faz 100 anos e ganha monólogo

'Carta ao Pai', de Kafka, completa cem anos e ganha monólogo com Dionisio Neto na Biblioteca Mário de Andrade. É grátis, estreia 3 de junho


Foto de cena de Dionisio, por Raquel Pinheiro


A Biblioteca Mário de Andrade apresenta o ator e diretor Dionisio Neto em “Carta ao Pai”, monólogo adaptado da obra homônima do escritor theco Franz Kafka (1883-1924), nas segundas-feiras do mês de junho, às 19h. (Dias 3, 10, 17, 24 de junho).

O espetáculo comemora 21 anos da Companhia Satélite com esta versão do clássico kafkiano CARTA AO PAI, escrito durante os dez dias em que o autor de “O processo” ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919 (em 2019 a carta completa 100 anos, configurando efeméride com comemoração mundial). 

Adaptado de traduções em diversas línguas, dirigido e produzido pelo próprio autor com sua Companhia Satélite, em “Carta a Pai” Dionisio interpreta o pai Hermman Kafka, bem como seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey - atrás de uma mesa e iluminado por velas, diferenciando-os por meio de diferentes tonalidades de voz.   

Vestido em um terno preto, Dionisio limpou ao máximo artifícios para compor o espetáculo. Não há trilha sonora, a iluminação é essencial – apenas uma mesa, uma cadeira, dois castiçais com velas, um copo com água, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka.  Esta é a segunda vez que o ator interpreta o texto. A primeira versão estreou em 2009 no Sesc Santana, porém a atual é totalmente reelaborada.                  
Dionisio Neto (São Luís – MA, 29 de dezembro de 1971) é autor, ator, diretor, roteirista, poeta, figurinista, compositor, cantor, iluminador, empresário, professor, palestrante e produtor. Cursou Letras na FFLCH–USP e o primeiro workshop de dramaturgia do Royal Court Theatre de Londres no Brasil. Trabalha em teatro, cinema (Carandiru, Garotas do Abc, Contra Todos, entre outros), TV (A Favorita, Morde e Assopra, Carandiru – outras histórias – TV Globo) e internet (Crime Time: Hora de Perigo – Canal +, França). Atuou no CPT de Antunes Filho e no Teatro Oficina de José Celso Martinez Corrêa, entre outros. Com sua Trilogia do Rebento no final dos anos 90 foi chamado pela crítica especializada como “o enfant terrible do Teatro Brasileiro”. Apresentou seus espetáculos em festivais nacionais (Festival de Curitiba) e internacionais (The BluePrint Series Festival de Nova Iorque, FITEI – Portugal) e ganhou diversos prêmios. É diretor artístico da Companhia Satélite desde 1995. Publicou os livros “Cinco peças” (Ed. Giostri), Desembestai! – peças reunidas vol. 1 e Opus profundum – peças reunidas vol. 2 (Ed. Benfazeja). Dionisio Neto é ator na nova novela da Rede Globo “A dona do pedaço”, de Walcyr Carrasco.

SINOPSE: Em um sanatório nos arredores de Viena, entre os dias 9 e 19 de novembro de 1919, internado com tuberculose, o oprimido e doente advogado e autor judeu Franz Kafka escreve uma carta para seu pai, o comerciante Hermann Kafka, em que fala de  seu medo da figura paterna e de sua relação com ele, em acerto de contas de muitos anos. Por interferência da mãe do escritor, a carta nunca foi entregue ao destinatário. O espetáculo é dedicado à memória do diretor Antunes Filho, com quem Dionisio se formou e atuou em ‘Vereda da Salvação’

Ficha Técnica:
CARTA AO PAI, de Franz Kafka
Com Dionisio Neto
Produção: COMPANHIA SATÉLITE
Adaptação, direção, figurinos, cenografia, iluminação e direção: Dionisio Neto
Operação de Luz: Roberto Herreira Bueno
Fotos: Raquel Pinheiro
Vídeo: Beto Perocini
Assistência de produção: Noemi Susuki
Produção: Dionisio Neto
Apoio Cultural: Fontes Eventos

SERVIÇO
Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade.
Rua da Consolação, 94 – República. Tel. (11) 3775-0020
Dias 3, 10, 17, 24 de junho, às 19h
Duração: 50 minutos / Indicação de faixa etária: livre
Acesso para portadores de necessidades especiais
Lotação: 170 lugares
As senhas começam a ser distribuídas uma hora antes.
Um ingresso por pessoa.
PROGRAMAÇÃO GRÁTIS

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.