sábado, 10 de agosto de 2019

.: Constituição da República é tema de livro infantojuvenil

Intitulada “Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República”, resultado da reunião de coletivo de autores, traz uma seleção  de artigos próximos do universo das crianças brasileiras e adolescentes brasileiros

A publicação de maior importância do Brasil, a Constituição da República, acaba de ganhar um guia para que crianças e jovens também possam compreendê-la e conhecer o seu papel como cidadão. Trata-se do livro “Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República” (Estúdio Aspas), uma seleção de artigos próximos do universo de qualquer criança brasileira, realizada por um coletivo de autores, que será lançado no dia 17 de agosto, sábado, a partir das 15h na Livraria NoveSete - uma das únicas na cidade dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo.

Na atividade, que é gratuita, haverá uma roda de conversa sobre o tema e uma sessão de autógrafos, com a participação do coletivo de autores e da escritora Erika Neves, responsável pela adaptação da obra.

"Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição da República"
Numa linguagem adequada, simples e didática, acompanhada de ilustrações leves e sem excessos, a obra foi pensada e escrita por um coletivo de profissionais, tendo o público infantojuvenil como foco das atenções para leva-lo a conhecer e compreender o papel da Constituição da República em sua vida.

O texto transitou da linguagem jurídica para a linguagem infantil com o envolvimento de uma equipe de advogados - André Spinardi, Carolina Arzillo, Lucas Lagonegro, Marcelo Justo e Ricardo Melaré, do escritório ASBZ Advogados, responsável pela seleção de conteúdo e assessoria jurídica - e teve como mentora e supervisora a pesquisadora social e doutora em Comunicação pela USP Oriana Monarca White, e orientação pedagógica da professora e mestre em Educação Suzana Maria de Andrade Oliveira.

Já a adaptação do conteúdo é de autoria da escritora Erika Neves, também atriz e contadora de histórias, que trabalhou em sintonia com a ilustradora e também psicanalista Mirian Malzyner.

Diferenciado na sua proposta de realização e edição, o livro é resultado de um esforço conjunto de pensadores da área editorial, jurídica e educacional, que consideram primordial a formação da cidadania desde a transição da infância para a adolescência – o tempo, na vida da criança, de novas aquisições intelectuais, psicológicas e sociais, quando a família deixa de ser sua única referência.

“Todo esse cuidado conjunto transparece no livro, cujo maior desafio foi tornar acessível um conteúdo complexo, embora sem alterar o sentido do texto jurídico. Sem qualquer função partidária, a obra traz ainda o mérito de não expor qualquer pensamento político. O foco se mantém restrito à formação da cidadania, voltada para o segmento infanto-juvenil. Para isso, o conteúdo destaca os artigos mais próximos do universo de qualquer criança brasileira, ressaltando os direitos e deveres desse jovem cidadão, bem como as responsabilidades do Estado, relacionados aos temas saúde, educação, cultura, desporto, ciências, meio ambiente, família, crianças, idosos e índios”, explica o coletivo.

Serviço
Lançamento do livro “Primeiros Passos para o Jovem Cidadão: Constituição Da República”
Dia: 17 de agosto, sábado
Horário: a partir das 15h
Grátis

Livraria NoveSete:
Rua França Pinto, 97, Vila Mariana (próximo da Estação Ana Rosa do Metrô)
Telefone: (11) 5573-7889
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.