segunda-feira, 16 de setembro de 2019

.: "Cada Qual no Seu Barril" reestreia oito anos depois para curta temporada

Oito anos após sua estreia, "Cada Qual no Seu Barril" volta a São Paulo para três únicas apresentações

"Cada Qual no Seu Barril" nasceu em 2011 do desejo da criação de um espetáculo infanto‐juvenil utilizando técnicas provenientes do teatro físico. Após oito anos de sua estréia, e contando com 209 apresentações em mais de 40 cidades em seu currículo, o espetáculo volta a São Paulo para três únicas apresentações no mês das crianças.

Este espetáculo é resultado de uma proposta diferenciada de criação de espetáculos infanto-juvenis: A dramaturgia foi desenvolvida inteiramente a partir de improvisações físicas. O espetáculo não possui texto falado, mas uma dramaturgia corporal cuja linguagem é inspirada nos grandes personagens de desenho animado e nos clássicos filmes de cinema mudo, utilizando técnicas de composição derivadas da Mímica Corporal Dramática, Antropologia Teatral, dança e esquetes de palhaço. 

O diretor Kleber Montanheiro, com vasta experiência como palhaço, tendo sido membro do projeto de humanização hospitalar Doutores da Alegria por dez anos, imprimiu este treinamento à direção do espetáculo. Livremente inspirado no livro de Ruth Rocha, Dois Idiotas Sentados Cada qual no seu Barril, a temática de "Cada Qual no Seu Barril" é também diferenciada: o espetáculo discute a intolerância, um dos temas mais caros de nossos tempos. 

Em uma época de ignorância, as guerras, a banalização da violência e a negação / incompreensão daquilo que é diferente (etnia, condição social, religião e sexualidade, evidentes nas manchetes dos jornais) são realidades às quais as crianças estão constantemente sendo expostas. Tratar desses temas de forma bem-humorada e utilizando a fisicalidade dos cartoons permite estabelecer diálogo direto com o público infantil: a linguagem não-verbal não depende da linearidade aristotélica, se aproximando da brincadeira de faz de conta.

Inspirado em famosos personagens de desenhos animados e utilizando o teatro físico como linguagem, "Cada Qual no Seu Barril" conta a história de Igor e Vladimir, dois náufragos em uma ilha deserta tendo que dividir um mesmo espaço. A intransigência faz essa relação virar uma divertida batalha de egos, com um final inesperado.



Histórico do espetáculo 
"Cada Qual no Seu Barril" estreou no Espaço da Cia. da Revista, sede da Cia. da Revista localizada na Praça Roosevelt, em São Paulo, no dia 18 de junho de 2011, permanecendo em cartaz até 23 de outubro, aos sábados e domingos. Reestreou no] Teatro Folha, também em São Paulo, capital, no dia 5 de novembro, cumprindo temporada até 18 de dezembro, aos sábados e domingos.

Foi levado ainda à cidade de Araras, no interior do estado, onde foi apresentado no Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”, a 10 de julho de 2011 e novamente em 1º de setembro de 2013. Outras apresentações aconteceram no Clube Paineiras do Morumby (em 29 de outubro de 2011) e Biblioteca Monteiro Lobato (no dia 11 de novembro de 2011). O espetáculo fez parte, de março a maio de 2012, do projeto Escola em Cena do SESC Santo André, realizando 26 apresentações para alunos de diversas escolas da região. Também cumpriu 4 espetáculos para o público em geral na mesma unidade do SESC, em abril e maio.

Cada Qual no Seu Barril participou da primeira temporada de 2012 da Viagem Teatral Sesi, realizando apresentações nas cidades: Araraquara, Birigui, Campinas, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Osasco, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba, de março a julho de 2012.

Cumpriu temporada no SESC Ipiranga de 07 de setembro a 21 de outubro de 2012, aos domingos e feriados. Participou do projeto FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação no SESC Santo Amaro, em abril de 2013, realizando 08 apresentações. Participou dos seguintes festivais: 54o FESTA (Festival de Teatro de Santos / SP - Teatro Guarany – 15/04/2012), 16o FENATIB (Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau / SC – 29/08/2012), XX FENTEPP (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente / SP – 11/09/2013), 22a Mostra Monte Azul de Teatro (São Paulo / SP – 18/07/2014), 4º Festival de Teatro de Ibira – FESTIB (24/06/2015).

Em 2014 realizou três apresentações na Fábrica de Cultura Parque Belém, em fevereiro e março; cumpriu temporada no Teatro Leopoldo Fróes, em São Paulo, realizando um total de 10 apresentações, em maio; realizou quatro apresentações, em outubro, no Armazém cultural SP; e realizou apresentações nos Teatros Zanoni Ferrite e Martins Penna, em novembro. Em 2015, cumpriu temporada de dois meses no Armazém Cultural SP (São Paulo, Capital) e participou da Mostra Busoni de Artes, São Caetano do Sul, com uma apresentação. 

Além disso realizou diversas apresentações em teatros distritais e bibliotecas públicas de São Paulo como parte do Circuito SP Cultura da Secretaria de Cultura. Em maio de 2016 participou da Viradinha Cultural, no CEU Jaçanã, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em 2017 realizou apresentações no SESC Osasco, no Espaço Cia da Revista e no projeto Diversão em Cena em Piracicaba. 2018 começou com a participação no Festival Janeiro para Criança é o Maior Barato organizado pela Cia. Fábrica de Sonhos, em São José do Rio Preto. Em abril sai em turnê pelo interior do estado com o Circuito SESC de Artes, visitando: Lins, Penápolis, Araçatuba, Guaratinguetá, Tremembé, Pindamonhangaba Suzano, Mogi das Cruzes e Rio Grande da Serra. Ainda em 2018 foi apresentado em 9 bibilotecas públicas da cidade de São Paulo, cumpriu temporada no Teatro Cacilda Becker e foi levado à Iracemópolis e ao SESC São José dos Campos.

"Cada Qual no Seu Barril" foi indicado a 6 prêmios Coca-Cola FEMSA, nas categorias: cenografia, figurino e trilha sonora para Kleber Montanheiro, melhor atriz para Bruna Longo, melhor espetáculo infantil e na Categoria Especial pela adaptação da linguagem de desenho animado para o teatro.

Ficha Técnica
"Cada Qual no Seu Barril" 
Elenco, concepção e dramaturgia corporal: Bruna Longo e Daniela Flor.
Direção, figurinos e iluminação: Kleber Montanheiro.
Assistência de direção e responsável técnica: Luiza Torres.
Criação e confecção de objetos cênicos: Ricardo Costa, Beatriz Nogueira e Adriana Michalski. Produção executiva: Bruna Longo

Duração: 45 minutos.
Gênero: comédia.
Classificação: livre.
Faixa etária recomendada: maiores de 5 anos
Tema e conteúdo: guerras, conflitos.

Serviço
Domingos, 6, 13 e 20 de outubro, às 16h.
Teatro Irene Ravache, da Oficina de Atores Nilton Travesso. 
Rua Capote Valente, 667, Pinheiros.
Lotação: 50 lugares.
Ingressos: 30 reais, com direito à meia entrada.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.