terça-feira, 10 de setembro de 2019

.: Pedro Bandeira adapta Monteiro Lobato para crianças do século XXI


Inspirado em grande personagem de Lobato, autor produz o livro "Narizinho, a Menina Mais Querida do Brasil"

Pedro Bandeira, grande admirador das obras infantis de Monteiro Lobato,apresenta o livro "Narizinho, a Menina Mais Querida do Brasil", publicado pela Editora Moderna, dirigido a crianças, jovens e adultos.

O autor, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares, fala sobre a personagem Narizinho, que em sua opinião é a mais importante da literatura brasileira, ao lado da imortal Capitu, de Machado de Assis. Para ele, a menina é a principal representante da obra infantil de Lobato, mesmo quando a escolha popular aponta para Emília. "Emília é a virulência de Lobato, talvez represente a própria consciência crítica dele e seus demônios interiores, mas toda a sua obra infantil é desencadeada através da personagem Narizinho", explica.

Com o poder de sua imaginação, Narizinho casa-se com um peixinho, faz com que um caramujo "cure" a mudez de sua boneca, pinta e borda, transformando magicamente a vida do Sítio do Picapau Amarelo. Para Pedro Bandeira, são as fantasias de Narizinho que constroem toda a saga de Lobato, com sua poderosa capacidade de reproduzir e criar mundos.

Nesta adaptação, Emília volta e meia reclama de Tia Nastácia não fazer as suas vontades, mas sem xingamentos nem alusões à cor da pele dessa senhora. Em "Narizinho, a Menina Mais Querida do Brasil" o leitor poderá conhecer o mundo da menina pelo olhar do grande autor Pedro Bandeira. A obra é recomendada para leitores a partir de 9 anos. As ilustrações são de Renato Alarcão.

Sobre o autor
Nasceu em Santos, em 1942. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. A partir de 1983 tornou-se exclusivamente escritor. Sua obra, direcionada a crianças e jovens, tem ganhado diversos prêmios, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Já vendeu mais de 25 milhões de exemplares de seus livros.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.