sexta-feira, 27 de setembro de 2019

.: Vem ouvir a reedição do álbum de estreia da banda Natiruts

Antes mesmo de chegar às lojas físicas, a Universal Music Store (umusicstore.com) disponibiliza hoje o homônimo álbum de estreia da banda Natiruts


Os anos 1970 viram o reggae ganhar as paradas de sucesso na Europa e nos Estados Unidos. Cantores como Jimmy Clifff, Johnny Nash e Bob Marley, ajudaram a popularizar mundialmente o gênero musical originado na Jamaica. No Brasil, Gilberto Gil tornou-se um dos principais responsáveis pela divulgação da música jamaicana ao lançar ‘Não chore mais’, sua versão de ‘No woman, no cry’, hit de Bob Marley, no disco ‘Realce’, em 1979. Desde então, bandas como Tribo de Jah e Cidade Negra contribuem para a manutenção do gênero, que tem maior representatividade no Maranhão, não por acaso chamado de “Jamaica brasileira”. Contudo, o nome mais importante do reggae nacional atualmente veio da capital federal: A banda Natiruts.

Essa banda brasiliense gravou seu primeiro CD, de forma independente, em 1997. A boa aceitação de faixas como ‘Liberdade pra dentro da cabeça’, ‘Deixa o menino jogar’ e, principalmente, ‘Presente de um beija-flor’ pelas rádios locais despertaram o interesse da gravadora EMI, que contratou os jovens músicos e relançou o álbum nacionalmente no ano seguinte. Vocalista, guitarrista e principal compositor, Alexandre Carlo assinou todas as faixas do disco, cujas letras abordam questões sociais e cotidianas do planalto central do Brasil. O reggae do cerrado conquistou o público brasileiro tornando-se unanimidade nas paradas pop e nas rodas de violão pelo país. Vinte e dois anos depois, a Universal Music traz de volta o álbum no inédito formato de vinil duplo, um item indispensável para fãs do reggae feito por aqui.

Disco 1

Lado A
1 – Liberdade pra dentro da cabeça (Alexandre Carlo Cruz)
2 – Casulo (Alexandre Carlo Cruz)
3 – Presente de um beija-flor (Alexandre Carlo Cruz Cruz)

Lado B
1 – Deixa o menino jogar (Alexandre Carlo Cruz)
2 – Semente nativa (Alexandre Carlo Cruz)
3 – Reggae de raiz (Alexandre Carlo Cruz)

Disco 2

Lado A
1 – Som de Bob (Alexandre Carlo Cruz)
2 – Mano velho (Alexandre Carlo Cruz)
3 – Dialeto da paz (Tonoiado) (Alexandre Carlo Cruz)

Lado B
1 – Cantar (Alexandre Carlo Cruz)
2 – Surfista do Lago Paranoá (Alexandre Carlo Cruz)
3 – Adeus mamãezinha (Alexandre Carlo Cruz)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.