terça-feira, 8 de outubro de 2019

.: CCBB SP promove workshop gratuito com o fotógrafo Pedro Karp Vasquez


“Man Ray em Paris”, exposição dedicada a trajetória do artista com a apresentação de um panorama completo de sua obra e que já alcança o número de 110 mil visitantes desde a estreia, em 21 de agosto, promove workshop gratuito ministrado pelo fotógrafo e também consultor técnico da mostra, Pedro Karp Vasquez. 

A atividade será realizada no sábado, 19 de outubro, às 15h e tem o objetivo de abordar os aspectos técnicos do trabalho de Man Ray, bem como as estratégias criativas por ele empregadas ao longo da carreira, contribuindo para a expansão dos limites expressivos da fotografia e sua inserção no circuito cultural, tanto do ponto de vista museológico quanto mercadológico.

Com um discurso fundamentado em numerosos exemplos e com ênfase nas fotografias expostas na mostra, Vasquez esclarecerá os aspectos técnicos da criação fotográfica do artista. “Man Ray e a fotografia” propõe uma discussão sobre as práticas que fizeram do artista uma figura central na expansão dos limites expressivos da fotografia. “Nosso encontro será destinado ao público de um modo geral e, por isso, explicarei as técnicas e os diferentes processos fotográficos empregados por Man Ray e que também estão presentes na exposição, a maioria dos quais caiu em desuso com o advento da imagem digital. Falarei sobre fotografia e cinema durante o dadaísmo e surrealismo, partindo de Man Ray, mas abordarei também outros artistas importantes”, adianta Pedro Karp Vasquez.

Responsável por explorar a fotografia e elevá-la ao patamar de arte, Man Ray é considerado um dos artistas mais influentes do século 20, seja pelo fascínio de seus trabalhos experimentais ou por seu desempenho ao encorajar a arte de vanguarda, tendo exercido papel essencial entre dois movimentos artísticos importantes: o dadaísmo e o surrealismo.

O auditório do CCBB tem capacidade para 45 pessoas e as senhas para os interessados no workshop serão distribuídas às 14h – uma hora antes do início do evento. A exposição “Man Ray em Paris”, com curadoria da francesa Emmanuelle de l’Ecotais fica no CCBB SP até 28 de outubro. Depois, segue para Belo Horizonte, também com produção executiva da Artepadilla.

Sobre Pedro Vasquez
É escritor, autor de 27 livros, fotógrafo e curador. Formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, é mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense, e trabalha como editor de não ficção na Editora Rocco. Como administrador cultural, foi responsável pela criação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; tendo sido também diretor do Solar do Jambeiro. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e do Pen Clube do Brasil.

Serviço:
Exposição "Man Ray em Paris"
Até 28 de outubro
Entrada gratuita

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.