quarta-feira, 2 de outubro de 2019

.: "Dom Quixote" para todos os públicos, sobretudo crianças e idosos

Espetáculo dirigido por Rodrigo Audi transporta clássico para um hospício, onde Dom Quixote se depara com um mundo imaginário e esquecido em meio a solidão e a distância dos parentes. Elenco traz Angela Ribeiro, Carú Lima, Hercules Morais, João Attuy e Rita Pisano


Foto: Marcelo Villas Boas

Livremente inspirada na obra-prima do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), Dom Quixote, com direção de Rodrigo Audi, estreia no Teatro Cacilda Becker, de 5 a 27 de outubro, e em seguida, cumpre uma nova temporada no Centro Cultural da Vila Formosa, entre 2 e 23 de novembro. Pensada para agradar a todos os públicos, sobretudo crianças e idosos, a peça tem elenco formado por Angela Ribeiro, Carú Lima, Hercules Morais, João Attuy e Rita Pisano.

A trama narra as aventuras de um homem, interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem as opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro. 

Juntos, eles se deparam com um mundo imaginário esquecido em meio a solidão e distância dos parentes que vivem na metafórica e plástica sociedade pragmática contemporânea. Assim como no clássico de Cervantes, a terceira peça da companhia lembra o espectador de que as pessoas podem criar narrativas próprias em detrimento a tanta informação superficial que já recebem pronta e esvaziada de sentido. Criar narrativas é uma maneira de entrar em contato consigo e possibilitar o alargamento de si.

A encenação aproxima a luta das crianças – contra a perda do imaginário – e de idosos – contra o esquecimento – em um diálogo afetivo, reflexivo e intergeracional, mostrando que os nossos limites e a possibilidade de superação de nossos desafios reais e imaginários são inventados por nós mesmos, pelas nossas sombras e por nossos dogmas.

Amparada na experiência da companhia na passagem de seus integrantes pelo CPT (Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, coordenado por Antunes Filho), que tem como diferencial o debruce no teatro de classificação livre – um  infantil para adultos, um adulto para crianças –, a montagem, minimalista, privilegia a interpretação dos atores e o uso de recursos essenciais à cena, característica do trabalho do grupo, já vista nos espetáculo Oliver Twist e Agora Eu Era o Herói. 

Sobre a Cia. UM de Teatro: A CIA UM tem recebido destaque na imprensa e crítica especializada, em atividade desde 2013, é composta por artistas formados no CPT (Centro de Pesquisa Teatral do SESC), sob coordenação de Antunes Filho, um dos maiores diretores de teatro do mundo e formador de gerações de atores, dramaturgos, cenógrafos e figurinistas importantes no cenário brasileiro. O diferencial de nossa companhia é o debruce no teatro de classificação livre; "Um infantil para adultos, um adulto para crianças". Entendemos a importância de promover um espetáculo em que adultos e crianças possam se relacionar com o trabalho a partir de pontos de vistas diferentes. Tomamos o cuidado fundamental de não subestimar a capacidade das crianças em ativar imagens sensíveis e proporcionar um teatro que agrega significados para todas as faixas etárias. Os dois trabalhos anteriores do coletivo são “Agora eu Era o Herói” (2014) e “Oliver Twist” (2016).

Sobre Rodrigo Audi (Diretor Artístico): Diretor, dramaturgo, ator e professor de interpretação. Foi, durante dez anos, integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral) coordenado por Antunes Filho, onde exerceu as funções de professor, coordenador dos núcleos de interpretação e de dramaturgia, além de ator nos espetáculos "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna, e "Senhora dos Afogados", de Nelson Rodrigues, ambos dirigidos por Antunes Filho. Também atuou nos espetáculos "Um Número", de Caryl Churchill, direção de Bete Coelho (2004), "Jaguar Ciber- nético", direção e autoria de Francisco Carlos (2011), "Amor de Mãe", de Elzemann Neves, com direção de Eric Lenate (2013) e "A Tempestade", de William Shakespeare, direção de Gabriel Villela (2015). Foi assistente de direção do espetáculo "Macbeth", de William Shakespeare, direção de Gabriel Villela (2012).

SINOPSE: Livre adaptação da obra de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote” recebe tradução cênica sobre um homem, interno de um hospício, apaixonado por livros, que decide tornar-se um cavaleiro andante, sob a alcunha de Dom Quixote, com o propósito de ajudar as pessoas a vencerem às opressões do mundo. Ele terá por companhia o fiel enfermeiro Sancho Pança, que se torna, nas mais diversas aventuras por uma Espanha atemporal, seu fiel escudeiro.

FICHA TÉCNICA
Direção: Rodrigo Audi 
Dramaturgia: Angela Ribeiro, Hercules Morais e Rodrigo Audi 
Elenco: 
Angela Ribeiro - Sancho Pança
Caru Lima - Menino / outros
João Attuy - Rei-Doutor / outros
Rita Pisano - Dulcineia
Hércules Morais - Dom Quixote

Direção de Arte: Clissia Morais 
Cenografia e Adereços: Julia Armentano e Maira de Benedetto 
Figurinos: Alex Kazuo
Visagismo: Eliseu Cabral  
Desenho e operação de Luz: Junior Docini 
Trilha Sonora Original: Pedro Cury 
Pesquisa Musical: Leonardo Santiago, Pedro Cury e Rodrigo Audi
Operação de Som: Romário Lopes 
Mídias Sociais e conteúdos audiovisuais: Denis Rosa
Estagiária: Lívia Gioia 
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio 
Direção de Produção: Fernando de Marchi 
Assistente de Produção: Felipe Hofstatter 
Produção: De Marchi Produções Artísticas
Realização: CIA UM

SERVIÇO
Dom Quixote, da Cia. UM de Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: a partir de 6 anos

Teatro Municipal Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa 
Temporada: 5 a 27 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h
Sessões extras acontecem nas quintas-feiras, dias 10 e 24/10, às 10h e às 14h30
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes
Telefone: (11) 3864-4513

Centro Cultural Municipal da Vila Formosa - Av. Renata, 163 - Vila Formosa
Temporada: 2 a 23 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h 
Uma sessão extra acontece na quinta-feira, dia 21/11, às 14h
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes
Telefone: (11) 2216-1520

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.