segunda-feira, 18 de novembro de 2019

.: Livro tem Nova York inundada por conta do aquecimento global

Chega ao Brasil Nova York 2140 do americano Kim Stanley Robinson, um dos mais principais autores de ficção-científica da atualidade. Publicado pelo Planeta Minotauro, selo de ficção especulativa da Editora Planeta, o livro se passa em 2140, ano no qual Nova York se tornou uma cidade parcialmente submersa após o aumento de 15 metros no nível do mar por conta do aquecimento global. 

Os ricos vivem em arranha-céus recém-construídos na parte alta da cidade e Manhattan ganhou o apelido de Super-Veneza Vários dos personagens principais moram na MetLife Tower, na qual uma associação de inquilinos equipou com mecanismos de prevenção de inundações. Denver substituiu Nova York como o centro das finanças e da cultura americanas, e grande parte dos Estados Unidos foi deliberadamente abandonada. 

Robinson é conhecido por retratar personagens que lutam para preservar o mundo ao redor em ambientes tomados pelo individualismo, enfrentando frequentemente o autoritarismo político/econômico do poder corporativo que atua nesse ambiente. Em suas obras, o americano demonstra preocupação com modelos concorrentes de organização política e econômica. 

Nascido em 1952, Kim Stanley Robinson já publicou mais de vinte romances e uma série de contos. Mais conhecido mundialmente por sua trilogia de Marte, tem como um dos seus temas principais as mudanças climáticas e suas consequências culturais e políticas no futuro da humanidade. 

"Nesta visão, ao mesmo tempo animadora e desalentadora, de um mundo pós-apocalíptico, a ambição humana (é claro) é a grande vilã. Contra ela, apenas a tenacidade e a determinação do espírito humano." - FINANCIAL TIMES 


"Nova York pode estar debaixo d’água, mas está melhor do que nunca." - THE NEW YORKER 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.
 
google.com, pub-3645003449125371, DIRECT, f08c47fec0942fa0