quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

.: Em clima de Natal, Museu da Casa Brasileira promove Bazar da Cidade

Com entrada gratuita, última edição deste ano acontece nos dias 14 e 15 de dezembro com cerca de 100 expositores da área criativa


Foto: divulgação Bazar da Cidade


O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove mais uma edição especial do Bazar da Cidade nos dias 14 e 15 de dezembro, sábado e domingo, das 10h às 20h, com entrada e programação cultural gratuitas.

O Bazar, que já faz parte do calendário paulistano, é reconhecido pelo público por sua transversalidade ao reunir cerca de 100 expositores criativos e independentes das áreas de moda, casa, decoração, bem-estar, design e gastronomia. Em sua 14a edição, o clima natalino se destaca dentre os produtos e ações que valorizam criações autorais e o fazer artesanal.

“Além dos expositores que já nos acompanham há várias edições, procuramos trazer novas alternativas para quem já está antecipando a compra dos presentes de natal. Há opções para todos os estilos e bolsos”, afirma Bel Pereira, curadora do Bazar.

Ao todo serão 15 expositores da área de moda e vestuário, 11 de joalheria, 17 de decoração, 7 de acessórios, 6 de bem-estar, 10 de mercearia, 9 na ala infantil e 16 na área gastronômica. Toda a curadoria é pensada com o objetivo de aproximar o produtor do consumidor e valorizar as histórias individuais inseridas em cada produto. “As pessoas têm contato direto com o expositor e têm a oportunidade de entender o processo de criação de forma mais próxima e transparente”, revela Bel.

“Por meio da realização do Bazar da Cidade, uma das feiras do Museu, o MCB apoia e incentiva o designer artesão, promovendo a sustentabilidade desta cadeia produtiva através da ampla divulgação do trabalho e da possibilidade de contato direto com o cliente final em diversas épocas no ano”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Nos dias 14 e 15 de dezembro o MCB estará também repleto de opções culturais gratuitas, dentre oficinas para adultos e crianças, rodas de conversa e outras ações que estimulam a criatividade e a produção artesanal. Confira abaixo a agenda completa.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Oficinas para Adultos – todas gratuitas
- Sábado e domingo, das 17h às 18h - Oficina de Estamparia com Grafismo Indígena - Carimbos e Grafismos - A designer Ivone Rigobello apresenta técnicas de estamparia e ensina a criar carimbos autorais. Ao final da oficina, o aluno leva seu carimbo e tecido estampado para casa. Obs: Levar avental.

- Sábado às 18h30 e Domingo às 11h30 - Oficina Ervas, Especiarias e Masalas: Pitadas afetivas de aromas e sabores - Marcelo Nastari, do Grão-Vizir Masalas & Especiarias, promove um encontro regado a aromas, sabores e atividades sensoriais e discute conceitos sobre ervas, especiarias e masala, noções gerais de uso culinário, armazenamento e qualidade. Duração de 60 a 90 minutos - 12 vagas.

- Domingo às 15h30 - Performance Tecido Humano - O artista têxtil Alexandre Heberte, uma das principais referências brasileiras no tear manual artístico, convida os visitantes para participar da performance Tecido Humano, que propõe o uso do corpo como um tear. Várias pessoas, em conjunto, sob sua orientação, criam um tecido colaborativo a partir de retalhos.

- Domingo das 16h30 às 19h30 - Oficina de Tear sobre Tela com Alexandre Heberte - Fios, linhas e agulhas ganham destaque sobre telas artísticas que devem ser produzidas pelos alunos a partir de técnicas como bordado e tecelagem manual.

Oficinas para Crianças – todas gratuitas
- Sábado, das 14h às 15h - Oficina de String Art, com Úrsula Machado do Leskearts - A String Art, “arte com linhas”, é uma técnica que consiste em utilizar linhas e barbantes para formar desenhos, tipografias, entre outros. A oficina propõe a criação de quadros autorais, desenvolvidos a partir da técnica.

- Domingo, das 14h às 15h - Oficina do Curió, com Raquel Abramant e André Luís - na oficina, crianças a partir dos 4 anos participam de contação de histórias e são estimuladas a criar seus próprios personagens de pelúcia com materiais diversos como retalhos, aplicações, botões, canetinhas, folhas, etc, enquanto conversam de maneira lúdica sobre a importância da criatividade no nosso dia a dia. 15 vagas.

Música
- Sábado, das 17h às 19h - O músico e saxofonista Marco Melito apresenta seu repertório que passeia pelo jazz instrumental contemporâneo.

Expositores (já confirmados)
JOAIS/BIJOUX: 189 Design, Marta Barcellos Design, Atelier Lucas Shitrs, Tatiana de Francisco, R.Delbon, Juprá, Franciela Faleiro, Susu bijoux, Fita de Moça, Pablo Lozano Joias.

VESTUÁRIO: Estampa Acessórios, Figa Swim, Alaine Colucci, Rever Camisaria, BAZZAR CONNY, Duda by Duda, Zona de Conforto, Miemy Stillo, Studio Lica Soares, Aline Vito, Somos Ateliê, Baú, Feminist.joy, Tecer, A. Básica.

DECORAÇÃO: Eléhome, BF Cerâmica, FOODWOOD TABUARIA, CR LACERDA, Kazue cerâmica, Bella Cuoca, Apahu Waurá, Atelier Escorza, Table4Many, IVONE RIGOBELLO, Baka Studio, Bianca Kovach Ceramicas, El farol velas, Nadia Carvão, Renata Levi.

ACESSÓRIOS: Ignez Mokidessi, Fernanda Mascarenhas, Dafna Edery, Vick Madergan, Vaca Pintada, Linus e Sagui.

BEM-ESTAR: DAD’S LOV, Eco.Tube, L’odorat Saboaria, Cacau e Curas, Essência da Terra, ECOLOV.

INFANTIL: Timirim, PEIXE AMARELO, Chá com mel, LASSO, Piggly, Avans, Bagubi, Leskearts, Deita que lá vem história.

MERCERIA: Cantinho de Minas, Alho Negro do Sítio, Oli Pães Artesanais & CO., Azeite de Ouro Santana, Mestiço Chocolates, Santo Vício Chocolate, Fazenda Atalaia, Deliciss, Puro Sabor Artesanal, Apiário Lenk.

GASTRONOMIA: Dona Celina - Pão de Queijo Artesanal, Cozinha Voilá, Los Compadres, Viva Kurtõs! Culinária Húngara, Aguzzo, La Cuisine, Café Basílio, Cheers, Kiro Switchel, Bolo de Rolo, PopCorn, O Chá lá, Petiscleta Foodbike, Sorvetes Frutos do Cerrado, Marroquina Couscous, Dourado de Amendoim e Cia.

OUTROS
Companhia das Letrinhas.

Sobre o MCB: O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações, contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Bazar da Cidade: Compacto, organizado e criativo, o Bazar da Cidade teve sua primeira edição em agosto de 2015, na Rua Texas, no Brooklin. Desde então, foram sete outras edições de sucesso no Espaço Obra de Arte, em Moema; quatro edições no Museu da Casa Brasileira (em agosto de 2018, abril e outubro de 2019); em agosto de 2019 realizou uma edição em A CASA - Museu do Objeto Brasileiro, em Pinheiros. Juntar coisas cheias de bossa e gente descolada em uma espécie de bazar teve início na década de 80, quando Bel Pereira promovia o In Loco 57 nos porões do lendário Bar Bartolo’s, no coração da Vila Madalena.

SERVIÇO
Bazar da Cidade
Dias 14 e 15 de dezembro de 2019
Sábado e domingo, das 10h00 às 20h00
Entrada Gratuita
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727
  
VISITAÇÃO AO MUSEU 
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | mcb.org.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.