sábado, 28 de dezembro de 2019

.: Teatro das origens: o teatro pela perspectiva afro-ameríndia

A partir de pesquisas sobre as performances culturais (rituais, brinquedos e celebrações) africanas, afro-brasileiras e ameríndias o diretor Zeca Ligiéro desenvolve o conceito de Teatro das Origens. Desta forma, ele procura ampliar a noção de teatro do estrito senso da tradição eurocêntrica, abraçando os encantos das inúmeras manifestações populares que, ao utilizar o inseparável quarteto batucar/dançar/cantar/contar evocam cosmogonias e ancestralidades, mesclando mitos antigos com as batalhas contemporâneas da luta diária das comunidades e das periferias tão longe das casas do espetáculo teatral conhecido.

Ao longo de décadas de trabalho, Ligiéro tem demonstrado sua devoção e conhecimento em relação aos Estudos da Performance. Ele tem participado da tarefa de desenvolver os Estudos da Performance globalmente e, muito especificamente, no e para o Brasil. Seu pensamento e escrita sobre Estudos da Performance é uma parte importante da rede de acadêmicos e artistas cujo trabalho continua a irradiar e informar os domínios do pensamento social, político e estético.

“Estou particularmente agraciado pelo fato do livro Teatro das Origens do Professor e Doutor Ligiéro ter aparecido. Seu livro dá continuidade ao trabalho urgente e necessário dos Estudos da Performance”. Richard Schechner, Professor da NYU, Editor da Revista The Drama Review, NY, 2019.

Ficha técnica:
Título: TEATRO DAS ORIGENS: ESTUDOS DAS PERFORMANCES AFRO-AMERÍNDIAS
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14 x 21
296 páginas
Ano de edição: 2019
edição: 1ª
ISBN: 9788576174806

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.