domingo, 16 de fevereiro de 2020

.: Japan House São Paulo tem programação especial em fevereiro



O mês de fevereiro na Japan House São Paulo traz roteiro diversificado para o público que frequenta o endereço na Avenida Paulista. A programação inclui a abertura de duas novas exposições, uma já em cartaz - a mostra ‘Construção’ conta com instalação com mais de 180 mil hashis feito pelo artista japonês Tadashi Kawamata; e outra que abre ao público em 18/02 - ‘Japão em Sonhos’ que ocupa o térreo da casa com um experiência imersiva realizada por meio de projeções de grande escala em vídeo mapping, em que o visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem sensorial ao Japão.

Adicionando à programação da casa, a instituição cultural apresenta ainda workshop de pintura do Daruma de Takasaki; visitas guiadas para conhecer o prédio e lançamento de mais um episódio do Podcast sobre literatura japonesa.

Confira detalhes da agenda:

EXPOSIÇÃO ‘CONSTRUÇÃO’, DE TADASHI KAWAMATA

Até 12 de abril, a JAPAN HOUSE São Paulo apresenta a obra ‘Construção’, de Tadashi Kawamata, artista japonês de destaque na cena contemporânea internacional. Kawamata reconhecido por realizar instalações de grande dimensão com o uso de materiais pouco convencionais, como os hashis que poderão ser vistos na obra feita com mais de 180 mil peças deste importante elemento do cotidiano da cultura nipônica.

Em seu trabalho, o artista levanta questões sobre as necessidades e desejos humanos, por meio de um estudo cuidadoso que oferece ao expectador um novo ponto de vista do local em que a obra se encontra. Pensada especialmente para a Japan House São Paulo, após uma visita do artista, a instalação evidencia um organismo que reage ao espaço em que está inserido, em uma movimentação que toma grande escala no segundo andar do centro cultural.

EXPOSIÇÃO ‘JAPÃO EM SONHOS’

De 18 de fevereiro a 26 de abril, uma instalação imersiva intitulada “Japão em Sonhos”, realizada por meio de projeções de grande escala em vídeo mapping estará no térreo do centro cultural A experiência oferecerá ao visitante uma viagem de sonhos por meio de figuras icônicas do Japão, numa sequência que traz desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras, o festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri) até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês.

Criada pela empresa Danny Rose Studio, a obra oferece um vislumbre da grande diversidade, riqueza e modernidade do ukiyo-e. A instalação tem indicação para todas as idades e promete maravilhar com sua trilha sonora marcante e grande diversidade de imagens, incluindo trabalhos do movimento artístico nipônico conhecido como ukiyo-e.

WORKSHOP: PINTURA DO DARUMA DE TAKASAKI

Conhecido como um amuleto de sorte e perseverança, o Daruma é tema do workshop ‘Pintura do Daruma de Takasaki’, realizado no dia 18/02 e organizado em parceria com a SHIN – loja localizada no térreo da Japan House São Paulo, que reforça a missão do espaço com produtos que retratam o Japão contemporâneo e apresenta com exclusividade no Brasil trabalhos de artistas como Masanobu Ando, Kazumi Tsuji, Ryuji Mitani, Akito Akagi e Reiko Sudo

Com vagas limitadas, o evento tem indicação para toda a família. Cada participante receberá seu próprio Daruma para realizar a prática da pintura, além de conhecer mais sobre o tradicional boneco, sua história, processo de produção e motivos pelos quais um dos olhos deve ficar sem tinta.

NOVO EPISÓDIO DO PODCAST DA JAPAN HOUSE SÃO PAULO

No 5º episódio, a Japan House São Paulo mergulha em um dos maiores clássicos da literatura japonesa, “O Mestre de Go”, de Yasunari Kawabata, que utiliza o jogo de estratégia Go para contar a história de um novo Japão que nasce no pós-guerra. Este episódio conta com a participação de Antonio Garcia, Yoshito Yoshitaki, Madalena Cordaro, Arthur Dapieve, Ricardo Lísias e Jacques Fux. Lançado em novembro/2019, o podcast Japan House São Paulo possui cinco episódios e é produzido pela Rádio Novelo. http://bit.ly/JhspPodcast

VISITAS MEDIADAS PARA CONHECER A JAPAN HOUSE

E para completar, durante todo o mês de fevereiro, sempre às quartas-feiras, dias 19 e 26/02, às 17h, os visitantes podem participar de visita guiada pelo prédio para conhecer a arquitetura e os conceitos que estruturam a Japan House São Paulo.

‘Construção’, Tadashi Kawamata

De 04 de fevereiro a 12 de abril de 2020
Segundo andar

Japão em Sonhos
De 18 de fevereiro a 26 de abril de 2020
Térreo

Workshop: Pintura do Daruma de Takasaki
Terça-feira, 18 de fevereiro, às 15 horas
Classificação etária: acima de 6 anos

Participação gratuita
Senhas disponíveis uma hora antes da palestra devem ser retiradas na recepção.

Visitas mediadas - Conhecendo a Japan House São Paulo
Quartas-feiras, dias 19 e 26 às 17h
Não é necessário retirar senha
 

Agendamentos de grupos pelo e-mail: educativo@jhsp.com.br

Podcast Japan House São Paulo

5º Episódio: “O Mestre de Go”, de Yasunari Kawabata

Para ouvir: JhspPodcast

JAPAN HOUSE São Paulo - Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no: www.facebook.com/JapanHouseSP

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo: A JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.