quarta-feira, 25 de março de 2020

.: "MM", todas as curiosidades sobre o primeiro álbum de Marisa Monte


Lançado em LP e CD em 18 de janeiro de 1989, o álbum "MM" marca a estreia da cantora brasileira de MPB Marisa Monte. Gravado ao vivo em outubro de 1988, no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, o álbum tem como único single o sucesso "Bem Que Se Quis (E Po' Che Fa')".

O álbum esteve entre os mais vendidos em 1989, com 700 mil cópias vendidas. Em 2007, na eleição dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela revista Rolling Stone, aparece em 62º lugar na lista. Recém-chegada da Itália em 1987, com a ajuda de Nelson Motta, amigo da cantora, ela começou a planejar as primeiras apresentações ao vivo. 


Surgia a turnê "Veludo Azul", com apresentações em grandes cidades do país. Marisa, ao longo de 1988, foi ficando famosa ao aparecer em programas televisivos, jornais e revistas. Ao longo desse período, recebeu convites de inúmeras gravadoras, interessadas em gravar com ela um disco. No entanto, Marisa recusou estes convites durante um bom tempo, até assinoar com a EMI. 

Ainda assim, a estreia de Marica Monte ocorreu de forma totalmente anticonvencional: "MM" foi gravado durante o especial feito por Marisa para a TV Manchete, do qual também saiu o DVD da apresentação. Apenas uma das faixas ("Speak Low") foi gravada em estúdio. De acordo com Nelson Motta, a estreia provocou grande celeuma na mídia, uma vez que nos discos de estreia, as gravadoras costumeiramente cercam os artistas de "cuidados, inclusive correções na voz", o que era praticamente impossível com um disco ao vivo.

Das 12 faixas do álbum (11 no LP, onde "I Heard It Through the Grapevine" não entrou por falta de espaço), apenas uma, o sucesso "Bem Que Se Quis", versão de "E Po' Che Fa", era inédita. As outras eram regravações, dentre as quais chamam atenção "Chocolate" (na qual a própria Marisa acrescentou os versos "não quero pó/não quero rapé/não quero cocaína" além de dizer "legalize marijuana" no meio da gravação), de Tim Maia, "South American Way", originalmente interpretada por Carmen Miranda, e "O Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga, que aqui recebe uma leitura em ritmo de reggae.

Este disco, além de confirmar a popularidade de Marisa junto ao grande público, também deixou a cantora conhecida como "eclética", devido à diversidade de ritmos e compositores presentes neste. , que fez parte das trilhas sonoras de as novelas "O Salvador da Pátria" (1988), tema de Bárbara (Lúcia Veríssimo), O Rebu (2014), sem personagem definido, e "Verão 90" (2019), tema de Janaína (Dira Paes) e Raimundo (Flávio Tolezani), todas da Rede Globo

Tracklist de "MM"
1. "Comida" (4:13)
2. "Bem Que Se Quis (E Po' Che Fa')" (2:55)
3. "Chocolate" (3:17)
4. "Ando Meio Desligado" (3:01)
5. "Preciso me Encontrar" (3:42)
6. "O Xote das Meninas" (4:06)
7. "Negro Gato" (4:59)
8. "Lenda das Sereias, Rainha do Mar" (4:10)
9. "South American Way" (1:51)
10. "I Heard It Through The Grapevine" (Apenas no CD) (3:25)
11. "Bess, You Is My Woman Now" (5:11)
12. "Speak Low" (em estúdio) (3:27)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.