quarta-feira, 22 de abril de 2020

.: "Diários Índios": editora Global reedita importante obra de Darcy Ribeiro


"Diários Índios" traz os registros de duas temporadas de Darcy Ribeiro entre os anos de 1949 e 1951 entre os Urubus-Kaapor, em plena região amazônica. 

"Diários Índios", um dos últimos livros publicados por Darcy Ribeiro, é um instigante relato de seu amor pelos índios. Organizador do Museu do Índio e responsável pelo plano de criação do Parque Indígena do Xingu, o antropólogo conheceu como poucos a alma daqueles que habitavam o Brasil antes da chegada dos europeus.

Com uma linguagem fluente e de maneira bastante despretensiosa, o livro traz os registros de duas temporadas de Darcy Ribeiro entre os anos de 1949 e 1951 entre os Urubus-Kaapor, em plena região amazônica, além de aspectos cruciais sobre a economia dos Urubus-Kaapor, sua rica tradição oral, suas ligações com os elementos da natureza, suas relações de parentesco, suas práticas de caça, pesca e coleta, todo um sistema de valores, enfim, que compunham os modos de vida deste importante grupo étnico. 

De forma apaixonante, o antropólogo concebe suas observações como se estivesse relatando-as para sua companheira Berta Ribeiro, o que acaba por conferir ao texto um tom de correspondência, o qual atrai e aproxima o leitor. Assim, Darcy Ribeiro recompõe um universo de valores que nos apontam para formas de convivialidade distintas daquelas praticadas e conhecidas no mundo urbano.

Sobre o autor:
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia e da etnologia. Destacou-se como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente nos momentos centrais da história brasileira da segunda metade do século XX. Foi senador da República entre 1991 e 1997, e membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997.

Sobre o livro:
Título: "Diários Índios - Os Urubus-Kaapor"
Autor: Darcy Ribeiro
Número da edição:
Número de páginas: 624
Formato: 16 X 23 cm
Valor: R$ 69,00

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.