quinta-feira, 14 de maio de 2020

.: Luiz Felipe Pondé aponta formas de enfrentar a ansiedade em novo livro


Em novo livro, Luiz Felipe Pondé discorre sobre uma das questões mais preocupantes da atualidade: a ansiedade. Na obra, o pensador estuda algumas das inúmeras fontes do problema, como as redes sociais e a internet, o avanço na medicina e a instabilidade do futuro da democracia

Antes da pandemia do novo coronavírus parar o mundo e fazer as pessoas moldarem a rotina, redefinirem prioridades e sofrerem com as incertezas e o medo, Luiz Felipe Pondé já percebia a ansiedade como uma das questões mais preocupantes e inquietantes da nossa era. Enquanto finalizava este livro, e o vírus se espalhava mundo afora, o autor teve a comprovação de que a ansiedade havia se tornado um marco da nossa época. 

Em "Você É Ansioso? - Reflexões contra o Medo", publicado pela Editora Planeta, o pensador elabora um ensaio sobre a era da ansiedade, analisando como o comportamento e a cultura têm produzido e lidado com esse novo paradigma e apontando possíveis formas de lidar com a questão. "Somos todos apanhadores no campo de centeio"

A frase que abre o livro faz referência à obra "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger (1951), cujo protagonista e narrador, Holden Caulfield, tornou-se símbolo ao mesmo tempo da rebeldia e vulnerabilidade juvenil. "Ele é um paradigma da sensação nascente de ansiedade entre adolescentes nos anos 1950. (...) Trata-se de um romance sobre o sentimento de que o mundo parece ridículo e sem sentido", conclui. O filósofo explica que a fonte essencial para afirmar que existe uma ansiedade espalhada pelo mundo é o fato de que a ansiedade é verdadeira. "E se somos todos ansiosos, temos razão para sermos", reflete.

Pondé transfere parte da responsabilidade da forte carga da ansiedade em nossa sociedade para a "hiperinformação". "A acessibilidade carrega a ansiedade como um parasita incubado, é um carrier como se diz em inglês. Cidadãos informados são ansiosos, este é um traço essencial da dialética da ansiedade em sua relação com o aumento na qualidade da informação e do conhecimento", ele defende. 

O livro pretende, antes de tudo, reconhecer as fontes imediatas da ansiedade em nossa era, como redes sociais e internet, avanço na medicina, maior longevidade, emancipação feminina e suas consequências, disseminação das práticas psicoterápicas de estilo coaching, instrumentalização das relações, instabilidade do futuro da democracia, dissolução da família em geral e obsessão com a alimentação. Apesar disso, o objetivo do livro não é apontar "métodos infalíveis" para lidar com a questão. "Talvez uma das melhores formas de enfrentar a ansiedade seja aceitar que jamais a venceremos e que o que nos humaniza é o fracasso", defende ele.

Sobre o autor
Luiz Felipe Pondé é filósofo, escritor, diretor do laboratório de política, comportamento e mídia da PUC-SP, professor da FAAP e colunista do jornal Folha de S.Paulo. Já publicou inúmeros livros, entre eles "Como Aprendi a Pensar", "Filosofia para Corajosos", "Amor para Corajosos" e "Espiritualidade para Corajosos" - todos pela Editora Planeta.

Ficha Técnica - "Você É Ansioso? - Reflexões contra o Medo"
Autor: Luiz Felipe Pondé. Páginas: 160. Preço livro físico: R$39,90. Preço e-book: R$24,90. Editora Planeta.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.