quinta-feira, 1 de julho de 2021

.: "Infinito Particular" marcou Marisa Monte por motivo inusitado


A cantora Marisa Monte comemora o aniversário de 54 anos nesta quinta, 1⁰ de julho, e o Resenhando oferece aos fãs uma retrospectiva diferente de sua carreira ao relembrar o álbum "Infinito Particular", lançado em março de 2006, simultaneamente com CD “Universo ao Meu Redor”.

Marisa Monte começou nos palcos e toda a trajetória dela como artista se fez através do contato direto com o público, nas apresentações ao vivo. "Infinito Particular" é o sétimo álbum de estúdio da cantora brasileira. Também é o primeiro totalmente autoral. Todas as músicas deste disco foram escritas por Marisa Monte com outros autores.

O álbum debutou na primeira posição dos discos mais vendidos no Brasil, tornando-se o sétimo álbum consecutivo da cantora a alcançar essa posição na parada musical. Somente no Brasil, vendeu 250 mil cópias, sendo certificada de duas vezes platina. Ganhou vários prêmios incluindo: Prêmio TIM de Música na categorias Melhor Cantora Pop e Melhor Cantora Voto Popular. Em 2009, o disco foi eleito pelo site da MTV Brasil, como quadragésimo sexto dos "Os 55 Melhores Discos Pop Nacionais", lançados entre 1998 a 2008.

"Em quinze anos de carreira, gravei muito pouco por causa das longas turnês que sempre acabavam gerando um espaço muito grande entre os discos. Cinco discos em quinze anos, sem contar os que produzi e o dos Tribalistas. Em 2001, terminei a turnê de 'Memórias Crônicas', depois de quase dois anos de estrada, decidida a ficar em casa por um tempo. Aproveitei para produzir o disco do Argemiro Patrocínio e logo a seguir mergulhei no projeto dos Tribalistas com Carlinhos (Brown)Arnaldo (Antunes)", revelou a artista na época do lançamento de "Infinito Particular".

O álbum representou para ela um projeto só de estúdio. Marisa Monte afirma e reafirma que adora e sempre adorou estúdio. Sendo assim, "Infinito Particular" foi todo gravado no Rio de Janeiro, em 13 dias. Ou seja, uma música por dia foi gravada por ela para a elaboração do álbum que, também, é especial na discografia de Marisa Monte por um motivo inusitado.

Não é só por ser o único disco completamente autoral de Marisa, já que ela participa da autoria de todas as letras do disco. Mas por ter engravidado durante as gravações de "Infinito Particular", o que torna um trabalho especial não só na discografia da artista, mas também na vida pessoal dela. O álbum saiu no mês do nascimento do primeiro filho da cantora. Durante os meses que se seguiram, Marisa Monte teve a chance de ficar mais tempo em casa. Aproveitou a oportunidade para fazer várias coisas que seriam impossíveis viajando e, sem saber, algumas delas acabaram se tornando o embrião do álbum “Universo ao Meu Redor”.

Marisa Monte sabia que a partir do contato com o samba carioca e, principalmente, pelo convívio com a Velha Guarda da Portela e pelo trabalho de pesquisa para o disco deles em 1999, que havia um repertório incrível, presente apenas na tradição oral, que estava se perdendo pouco a pouco. A curiosidade a fez querer saber mais sobre isso, ampliando o conhecimento para além dos limites da Portela. Ela começou a fazer uma série de encontros e entrevistas, orientada por conversas com Monarco, Paulinho da Viola, D. Yvonne Lara, entre outros.

"Ouvi compositores, parentes e parceiros de sambistas antigos em busca não somente da obra deles, como também das referências criativas; da gênese do samba feito por eles. E os sambas de Jaime Silva, Argemiro, Dona Yvonne, Casemiro, Moraes e Galvão, alguns com mais de 50 anos, uniram-se à produção contemporânea da Adriana, do Paulinho, do Arnaldo, do Carlinhos e minha, no repertório de 
'Universo ao Meu Redor', esse meu disco focado mais do que no samba, eu diria, na atmosfera do samba, com seus assuntos mais frequentes — o amor, a natureza, a própria música, a condição humana, o canto dos passarinhos, o quintal, o convívio através da arte…", explica a artista.

Ao mesmo tempo em que mantinha a frequência desses encontros em torno do samba, Marisa Monte começou a digitalizar todo o acervo de fitas cassete. O intuito do trabalho era salvar os registros do processo de composição. Na época do lançamento, eram 15 anos de músicas sendo feitas - sendo algumas terminadas e outras abandonadas. 

A audição para "Infinito Particular" fez Marisa Monte mergulhar em composições de várias épocas, não só com parceiros antigos (Nando Reis, Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes, Pedro Baby, Dadi), mas também ampliando os horizontes na direção de novos - Seu Jorge, Adriana, Yuka, Leonardo Reis e Rodrigo Campelo. Muitos encontros que, algum tempo depois, deram material para o álbum.

"Infinito Particular" é composto de músicas inéditas compostas por Marisa e parceiros alguns anos antes do álbum ser lançado. De acordo com a mesma, havia vários cadernos com letras que ela nunca havia gravado e publicado em CD, então as aproveitou. "Gerânio" foi escrita por uma prima de Marisa, para quem foi enviada por carta em 1991. Originalmente Marisa, que na época namorava Nando Reis, não quis gravá-la, mas Nando acabou dando uma revisada na canção e a fez mais autobiográfica, com Marisa desde o primeiro momento adorando a letra.

"Dessa vez, só de músicas minhas com parceiros e o replay de Alê Siqueira, com quem já havia trabalhado em Tribalistas, para produzir comigo. Além dos arranjos de Eumir, Philip e Donato. É isso…Se eu tivesse gravado agora apenas um disco e fosse para a estrada, ia demorar um tempão até que eu tivesse a chance de gravar de novo e sei que haveria um hiato entre o que faço e o que mostro", explicou Marisa Monte.

"Infinito Particular" e “Universo ao Meu Redor” foram gerados ao mesmo tempo, como gêmeos bivitelinos, e lançados no mesmo dia. "Mas são muito diferentes. Cada um com a sua história. Cada um falando por si. Como duas fotos. Com muitas pessoas e comigo no bolo. Agradeço a todos", finaliza Marisa Monte. Para promover tanto este álbum quanto “Universo ao Meu Redor”, Marisa embarcou na turnê "Universo Particular Tour 2006/2007", que rendeu o CD+DVD "Infinito ao Meu Redor".


Tracklist de "Infinito Particular"


1. "Infinito Particular" (4:11)
2. "Vilarejo" (3:29)
3. "Pra Ser Sincero" (2:54)
4. "Levante" (2:31)
5. "Aquela" (2:51)
6. "A Primeira Pedra" (2:54)
7. "O Rio" (2:39)
8. "Gerânio" (2:53)
9. "Quem Foi" (2:40)
10. "Pernambucobucolismo" (2:54)
11. "Aconteceu" (3:06)
12. "Até Parece" (2:25)
13. "Pelo Tempo Que Durar" (3:27)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.