terça-feira, 21 de julho de 2020

.: Darson Ribeiro encena "O Homem que Queria ser Livro" em live teatral


Ressaltando a importância do contato e da palavra, que amplia a visão de mundo, o enredo conta a trajetória de um homem que demorou para descobrir qual era sua missão na vida. 
Foto: Eliana Souza

Dentro de apresentações teatrais das lives #EmCasaComSesc, quarta-feira, dia 22, às 21h30, o ator Darson Ribeiro encena "O Homem que Queria ser Livro". Escrita pelo renomado Flavio de Souza, a peça, idealizada pelo ator, tem a intenção de propiciar uma análise crua e real, mas divertida e emocionante, da influência que o livro tem na vida das pessoas - sem ser panfletário ou maniqueísta. 

Ressaltando a importância do contato e da palavra, que amplia a visão de mundo, o enredo conta a trajetória de um homem que demorou para descobrir qual era sua missão na vida: fazer parte do grupo que mantém acesa a chama da sabedoria no mundo, neste momento histórico em que a falta de valores da maior parte da humanidade leva cada vez mais à desvalorização de virtudes. A peça pode ser assistida no YouTube do Sesc São Paulo youtube.com/sescsp -  e no Instagram do Sesc Ao Vivo - @sescaovivo.  

Nesta sexta-feira, 24, o ator Rodrigo Bolzan apresenta o monólogo "projeto b". Com dramaturgia e direção de Marcio Abreu, a peça apresenta um conjunto de diferentes ações, performances, imagens e pensamentos articulados entre si, que existem como proposta no presente. O discurso de um homem a partir de temas como política, igualdade, consumismo exacerbado, ética, e a ânsia por compreender e se comunicar. Novas tentativas, novos planos. O teatro como o lugar de onde saímos, para onde sempre retornamos, e para onde voltaremos, em breve. Onde se pode reprocessar sensibilidades e resgatar os sentidos. O texto foi construído a partir do material criado nos espetáculos "Oxigênio" (2011) e "PROJETO bRASIL" (2015), realizados pela companhia brasileira de teatro, que assina a criação e produção.

E, encerrando a programação da semana, o ator Thiago Lacerda encena "Quem Está Aí". Com monólogos extraídos de "Hamlet", "Medida por Medida" e "Macbeth", de William Shakespeare, sob direção de Ron Daniels, um dos maiores diretores teatrais e especialista na dramaturgia shakesperiana. Após a trajetória de sucesso no teatro, ator, novamente sob direção de Daniels, traz para a série Teatro #EmCasaComSesc momentos em que Hamlet, Ângelo e Macbeth revelam-se a si mesmos e à plateia. 

Hamlet, com a espada em mão, tem a chance de matar seu tio, o rei Claudius, e vingar a morte de seu pai - mas, em vez de cumprir esse intento, reflete sobre sobre o próprio ato de vingança e suas motivações. Ângelo, o juiz puritano de "Medida por Medida", revela a sua corrupção e sua podridão moral, pouco antes de assediar a jovem freira. 

Com a batalha final prestes a começar, Macbeth, o rei assassino, acuado pelos seus inimigos e pronto para enfrentar a morte, sozinho no palco, revela o horror que sente consigo mesmo. A classificação indicativa é 14 anos. Para conferir a programação de teatro, basta acessar as páginas youtube.com/sescsp ou o novo endereço do Sesc São Paulo no Instagram criado especialmente para a série Sesc Ao Vivo instagram.com/sescaovivo, às segundas, quartas, sextas e domingos, sempre às 21h30. 

"Cena Inquieta": nova série documental do SescTV investiga formações, conceitos e trajetórias de grupos e artistas do teatro brasileiro
Além das lives no YouTube, o SescTV lança em 23 de julho uma série de documentários dedicados ao teatro: "Cena Inquieta", com curadoria de Silvana Garcia e direção de Toni Venturi. A série é uma abrangente cartografia sobre a nova geração do teatro de grupo produzido no Brasil. Composta por 26 documentários de 55 minutos cada, o trabalho mapeou os mais importantes coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

São 48 companhias estáveis de teatro e mais 10 artistas solos que vem desenvolvendo trabalhos relevantes de experimentação de linguagem nos eixos do teatro negro, político e de gênero. Cada episódio apresenta dois grupos teatrais, alguns programas exibem também espetáculos solos de artistas que marcaram a cena nacional na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que comenta e contextualiza a cena ou proposta exibida. O primeiro documentário, exibido no dia 23 de julho, às 23h, investiga as formações, conceitos e trajetórias do Grupo Clariô de Teatro e Capulanas Cia. de Arte Negra.

A programação faz parte do projeto "#Do13ao20 - (Re)Existência do Povo Negro", que faz alusão aos marcos do 13 de maio e do 20 de novembro, propõe diálogos sobre a condição social da população negra e objetiva reiterar os valores institucionais, bem como o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro. Para sintonizar o SescTV: Canal 128 da Oi TV ou consulte sua operadora. Assista também online em sesctv.org.br/aovivo. Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv. E no facebook: https: facebook.com/sesctv.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.