quarta-feira, 22 de julho de 2020

.: Espetáculo "Altissonante" terá apresentação online


Projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Proac, apresenta segunda fase de realização totalmente online. 

O espetáculo circense "Altissonante", primeiro solo da artista da Cia. Barnabô e co-fundadora do Circo Zanni Lu Menin, realizou no início de 2020 parte do projeto de circulação através do Edital Proac, passando nos meses de fevereiro e março pelas cidades de Piracaia, Sorocaba, Carapicuíba e Botucatu. Com o início da pandemia e a necessidade de isolamento social, o projeto será concluído totalmente online, através de novas atividades, além da apresentação do espetáculo na versão “em casa”.

A programação terá a apresentação do espetáculo Altissonante, solo circense de Lu Menin, com direção de Lu Lopes, na versão domiciliar. A artista fará a apresentação do espetáculo na íntegra e ao vivo através do quintal da sua própria casa.  Esta versão será exibida no canal do YouTube e Facebook de Lu Menin dia 31 de julho às 18h. Esta apresentação será também gravada e disponibilizada em plataformas virtuais ou redes sociais criadas pelos espaços culturais das cidades onde o espetáculo seria de fato apresentado: Piracicaba, Jundiaí e Campinas.

Está  programada uma live entre a artista Lu Menin e a diretora Lu Lopes no dia 01 de agosto às 18h, em que discutirão esta nova linguagem do circo através das câmeras e do isolamento social, e como se deu a versão online deste espetáculo. Também está prevista a Oficina de Circo: “O Corpo Acrobático no Solo e no Ar”, onde a artista propõe uma adaptação das oficinas que seriam presenciais, ao formato on-line e sendo assim, abrangendo também os aéreos, desde que o artista tenha acesso a seu aparelho nos encontros. A proposta são três dias de encontros, duas horas por dia com estudo de bases acrobáticas, aquecimento integrado com circo, dança e capoeira, e na prática, o que os corpos acrobáticos estão conseguindo realizar neste momento específico. 

Complementando à prática física, pensamentos e referências de estudo sobre a criação e aprimoramento da percepção corpo mente integrados agregando camadas de intenções ao trabalho físico. Como opções de objetivos, podem ter trabalhos já começados assim como projetos que podem ter nos encontros um início! Pode-se dizer que será um grupo de estudo teórico prático do corpo acrobático criativo se adaptando a essa nova realidade.

Pré requisitos: artistas circenses profissionais ou em formação já iniciada, assim como artistas cênicos de outras áreas com interesse no trabalho acrobático, maiores de 18 anos, residentes no estado de São Paulo. Necessário acesso a internet e equipamentos de realização da sua técnica. A Oficina  será realizada pela plataforma Zoom nos dias 27, 28 e 29, das 15h às 17h e terá 20 vagas. Os interessados devem se inscrever através do email: ciabarnabo@gmail.com , enviar currículo e carta de intenção até o dia 22 de julho. O resultado dos selecionados será publicado nas redes sociais da Cia. Barnabô e Lu Menin no próximo dia  24.

Apesar das novas adaptações, as versões online destas atividades terão um maior alcance de público, uma vez que um maior número de pessoas serão atingidas com essa programação. Altissonante estreou em  abril de 2019 no Sesc Pompéia. Também realizou algumas apresentações no Tendal da Lapa, além de ser convidada para a encerrar a V Mostra de Arte Circense de São José dos Campos.

A encenação do espetáculo solo da artista circense Lu Menin expõe suas virtuoses acrobáticas e traz no roteiro importantes temas sobre o feminino. Ela constrói a própria trajetória em um aparelho que chamamos de Aereotório -  uma estrutura autoportante em forma de oratório. O espetáculo se apropria das artes do circo através das técnicas de parada de mãos e acrobacias aéreas, mas também constrói sua dramaturgia com canto, dança e teatro físico. Todos esses elementos são abraçados pela estética barroca que nos remete aos oratórios e às obras sacras do século XVIII, repletas de rococós, cores e informações visuais. Não por acaso, a artista que é natural das Minas Gerais, traz no seu imaginário toda a riqueza da arte das cidades históricas, e no momento que decide e se apropria de sua criação solo, todo esse repertório chega com ela pelo olhar feminino de mulher, mãe, esposa e circense.

Sinopse de "Altissonante" 
Um solo de Lu Menin, traz uma linguagem multifacetária do circo, através das técnicas de parada de mãos, acrodança, junto com o canto, a dança e o teatro físico. Um espetáculo que trata das inquietações da mulher moderna, com todas as batalhas diárias, os ideais e as formas de lidar com essa necessidade de ser várias mulheres em uma só. Tudo isso com uma delicadeza estética e um olhar crítico de como a sociedade lida com essa mulher completa, dona de si e com total controle do mundo em que vive.

Ficha técnica do espetáculo "Altissonante":
Elenco: Lu Menin
Direção artística: Lu Lopes
Assistente de direção: Maíra Campos
Olhar dramatúrgico: Nereu Afonso
Coreografia: Marina Abib e Letícia Doretto
Preparação vocal: Ju Cassou
Treinador técnico: Paulo Maeda
Direção técnica: Pablo Nordio
Cenografia: Lu Menin, Lu Lopes, Dodô Giovanetti e Pablo Nordio
Figurino e trilha sonora: Lu Menin e Lu Lopes
Edição de áudio: Arturo Cussen
Produção executiva: Cristiani Zonzini
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
 
Ficha técnica versão online:
Elenco: Lu Menin
Direção artística: Lu Lopes
Assistente de direção: Maíra Campos
Olhar dramatúrgico: Nereu Afonso
Coreografia: Marina Abib e Letícia Doretto
Cenografia: Lu Menin, Lu Lopes, Dodô Giovanetti e Pablo Nórdio
Figurino e trilha sonora: Lu Menin e Lu Lopes
Edição de áudio: Arturo Cussen
Artes gráficas: Rodrigo Pocidônio
Direção técnica: Pablo Nordio
Operação de luz: Dodô Giovanetti
Operação de som: Guilherme Diniz
Vídeo: Cibele Appes, Edu Luz, Gustavo Borges e Rodrigo Fonseca
Produção executiva: Cristiani Zonzini
Assessoria de imprensa: Fabio Camara

Serviço:
"Altissonante" (versão em casa)
Data: 31 de julho (sexta-feira) 18h00
Instagram: @ciabarnabo
Facebook: Cia. Barnabô (https://www.facebook.com/meninordio02)
 
Live com Lu Menin e Lu Lopes
Data: 1° de agosto (sábado), às 18h
Instagram: @ciabarnabo
 
Oficina de Circo – "O Corpo Acrobático"
Data: 27,28 e 29 de julho (segunda, terça e quarta) das 15h00 às 17h00
Link pela Plataforma Zoom
Inscrições: até o dia 22 de julho: ciabarnabo@gmail.com
A lista com os selecionados será publicada no dia 24 de julho nas redes sociais da Cia Barnabô:
Instagram: @ciabarnabo e @luzmenin.
Facebook:  Cia Barnabô (https://www.facebook.com/meninordio02)
Este projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Proac, Edital Proac 9/2019 – Produção e Circulação de Espetáculos Circenses.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.