terça-feira, 11 de agosto de 2020

.: Intertextualidade em "Moça com Brinco de Pérola" nas artes

Exemplos sobre intertextualidade nas obras de arte não faltam. Um exemplo disso é o livro “Moça com Brinco de Pérola”, de Tracy Chevalier. O quadro real, considerado a obra-prima do pintor Vermeer, chamou a atenção da escritora, que fez um romance sobre a história fictícia da jovem que estava retratada no quadro do artista – a imagem está na capa do livro, publicado pela Betrand Brasil. O livro gerou um filme estrelado por Scarlett Johansson. 

No livro e no filme, história e ficção se misturam. A autora mescla personagens reais, como o pintor Vermeer, e uma personagem fictícia – quem foi a moça do quadro? Na ficção, ela é Griet, uma jovem de 16 anos que vai trabalhar como criada na casa do mais importante pintor da cidade. Cativado pela criada, Vermeer leva Griet, aos poucos, para o seu mundo. 

Agora é a sua vez. Elabore um texto de qualquer gênero (pode ser um poema, um conto, uma crônica, uma reportagem, uma receita) que se baseie em uma obra de arte real (um quadro, uma poesia, uma crônica, um filme, um episódio de seriado, um personagem de novela). Recrie esse mundo a partir do seu ponto de vista. Identifique a obra que será reinterpretada no texto e o autor dela. Faça uma breve pesquisa sobre a obra para facilitar na hora de escrever o texto. Preste atenção a um detalhe importante: o texto deve ter, no mínimo, dez linhas. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.