quinta-feira, 13 de agosto de 2020

.: Contra o racismo, manifesto de Martin Luther King é lançado em livro

Manifesto lançado em 1964, durante os protestos não violentos contra a segregação racial nos Estados Unidos, obra marca o movimento pelos direitos civis e aponta problemas que ainda precisam de debate e resolução. 

A Faro Editorial lança este mês o clássico "Porque Não Podemos Esperar", de Martin Luther King, com 176 páginas que mostram que continua atual a luta de um dos mais importantes nomes na luta pela igualdade racial no mundo, e que se fez ressoar em todo o planeta. “É importante entender a história que está sendo feita hoje, porque ainda há mais por vir, porque a sociedade americana está perplexa com o espetáculo do negro em revolta, porque as dimensões são vastas e as implicações profundas.”

Não, essas palavras não foram destaque nas mídias nos últimos meses. Esse é um trecho proferido por Martin Luther King em 1964... e demonstram o quando a questão racial é um debate atual, e que ainda segue a passos lentos. E é por isso que não podemos mais esperar... Trata-se de importante documento para entender as raízes do racismo e seus efeitos nas sociedades

O atentado no Alabama e a Klu Klux Klan
A urgência desse debate foi desencadeada após um ataque cometido por membros da Ku Klux Klan na cidade de Birmigham, no Alabama - na época, um dos estados mais racistas da américa. Na noite de 15 de setembro de 1963, bombas explodiram uma igreja batista, matando quatro meninas e gerando a revolta da população, que foi cruelmente reprimida pela polícia. Naquela noite, mais dois homens negros foram mortos, um pela polícia e outro por membros da Ku Klux Klan.

O templo também era usado por Martin Luther King para se reunir com lideranças da comunidade, e este atentado foi o marco para o início da luta a favor dos Direitos Civis dos negros nos Estados Unidos. Neste livro, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz narra esses eventos, traçando a história da luta contra o racismo nos últimos três séculos, e olhando para o futuro, avaliando o trabalho que precisava ser feito para a igualdade de direitos e oportunidades aos negros e a seus descendentes.

Trata-se de uma análise eloquente dos fatos e pressões, que impulsionaram o movimento sociais e as marchas públicas que tomaram as ruas naquela época e inspiram as de nosso tempo.

Sobre o autor
Martin Luther King Jr foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, que se tornou líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. A trajetória de King inspirou o mundo com sua luta pela igualdade racial a partir da prática da desobediência civil e da luta sem violência, inspirado em Henry Thoreau e em Mahatma Gandhi, respectivamente. 

O assassinato dele causou forte reação nas comunidades negras dos EUA e gerou manifestações em inúmeras cidades. King foi premiado postumamente com a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso. Em 1973 foi criado o Martin Luther King Day, hoje feriado nacional pela memória e conscientização da persistente segregação racial. Compre o livro neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.