segunda-feira, 28 de setembro de 2020

.: "O Pássaro de Fogo e Outros Contos de Fadas Russos" em edição limitada

Atire a primeira pedra quem nunca, em algum momento da vida, torceu para que a Branca de Neve não mordesse a maçã que a madrasta-bruxa lhe deu nem ficou se perguntando como João, no alto do seu pé de feijão, derrotaria o gigante. Os contos de fadas começaram a ser coletados com mais intensidade em diversos países na época do Romantismo, como uma maneira de resgatar as histórias contadas pelo povo ao longo de séculos. 

Adriana Moura e Paulo Rezzutti pretenderam, com o livro "O Pássaro de Fogo e Outros Contos de Fadas Russos", apresentar um pouco desse mundo tão rico e pouco conhecido no Brasil, cujos temas são universais e continuam atuais. A edição limitada e em capa dura lançada pela Leya Brasil, mostra algumas características peculiares dos contos de fadas russos.

Muito menos conhecidos no ocidente, eles têm características próprias, como a forte ligação com a natureza, na qual o inverno, por exemplo, é personificado num ser que pode ser bom ou mau, dependendo da forma como se lida com ele. As mulheres, por sua vez, são muito menos passivas, e delas depende o seu próprio caminho. As famosas matrioshkas russas, bonecas de madeira que se encaixam umas dentro das outras, simbolizam, entre outras coisas, a imortalidade por meio da maternidade, sendo a última boneca, geralmente, um bebê. 

Essa imagem pode ser vista em contos antigos como em "A Princesa Sapo", no qual a alma do bruxo Koschei, o Imortal, se encontra escondida dentro de um receptáculo, que está dentro de outro, e outro, e outro. Como na série "Harry Potter", a alma do vilão não está dentro dele, de modo que não pode ser morto num confronto direto, levando o herói a uma busca.  Lançamento previsto para 15 de outubro. A edição limitada tem capa dura e assinatura dos autores. Você pode comprar o livro neste link.

Sobre os autores
Adriana Moura e Paulo Rezzutti são leitores vorazes, desde que se lembram. Acabaram se tornando pesquisadores minuciosos, apaixonados pela história e pela literatura, entendendo e mostrando como a literatura pode revelar e ensinar muito da história. Com o talento de “contador de história” e compromisso com a pesquisa já revelados em muitos livros, como os da coleção "História Não Contada", sobre D. Pedro I, D. Leopoldina, D. Pedro II, entre tantos outros, Paulo Rezzutti, o vencedor do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Biografia, encontrou na jornalista, tradutora e pesquisadora Adriana Moura uma parceira à altura. Os dois se dedicaram à tarefa de seleção dos contos e à pesquisa das suas inúmeras edições, a fim de apresentar ao leitor uma tradução apurada e deliciosa.Vamos às histórias! 

Ficha técnica
"O Pássaro de Fogo e Outros Contos de Fadas Russos"
Autores:
Adriana Moura e Paulo Rezzutti 
Formato: 16x23
Número de páginas: 96
Acabamento: capa dura
Editora: Leya Brasil
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3i95eFM.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.