quinta-feira, 24 de setembro de 2020

.: A vida mentirosa dos adultos: de livro da Intrínseca para série original Netflix

Em aguardado romance inédito, que vai virar série da Netflix, autora narra os conflitos decorrentes da passagem para a adolescência em uma cidade dividida

 

Por cinco anos, os fãs de Elena Ferrante tiveram que conviver com a expectativa de um novo livro da escritora italiana, cuja verdadeira identidade é mantida em segredo e que se tornou uma das vozes mais instigantes da literatura contemporânea. A espera acabou em novembro de 2019, quando o aguardado sucessor do último volume de sua Tetralogia Napolitana foi lançado na Itália, provocando grande comoção, tanto dos fãs quanto da imprensa. Saudado pela crítica, A vida mentirosa dos adultos chega às lojas brasileiras no dia 1º de setembro, pela Intrínseca, e vai virar série da Netflix. Em junho, o romance foi lançado com exclusividade para os assinantes do clube do livro da editora ― o intrínsecos.

 A vida mentirosa dos adultos reúne as marcas registradas de Ferrante. O olhar feminino, a narrativa sob pressão, que aborda temas profundos, tudo está lá. A história gira em torno das descobertas perturbadoras da protagonista, Giovanna, a respeito da vida adulta. Aos doze anos, ela ouve o pai dizer que ela é feia e pouco tempo depois ele deixa a família e o confortável apartamento no centro de Nápoles para nunca mais voltar. Na verdade, o pai a compara com a tia, irmã dele, persona non grata na família, sinônimo de tudo considerado mau e indesejável. Aí começa a jornada de Giovanna em direção à parte baixa de Nápoles, região mais pobre da cidade, para conhecer essa tia renegada pelo próprio irmão.

 Os encontros com a tia Vittoria são o ponto de partida para o embate com inúmeras questões existenciais, que de certa forma preparam a passagem de Giovanna para a vida adulta. Nessa busca solitária, ela se defronta com os erros e pecados cada vez mais aparentes de pais outrora perfeitos e o despertar da própria sexualidade. Ao longo dos anos acompanhamos os percalços da transição da infância protegida de Giovanna a uma adolescência exposta às complexidades daqueles que a cercam, evocando também a possibilidade de levar a vida adulta como nenhuma outra mulher fizera até então. Um romance extraordinário sobre transições, paixões e descobertas.

 Elena Ferrante é italiana e autora de diversos livros, entre eles os romances Um amor incômodo, A filha perdida, o infantil Uma noite na praia e a não ficção Frantumaglia, todos publicados pela Intrínseca, além dos volumes da Tetralogia Napolitana, que a consagrou definitivamente como uma das mais importantes escritoras da atualidade.

Sinopse: Aos 12 anos, Giovanna entreouve o pai a comparando a Vittoria, a tia descrita pela família como alguém cuja feiura e maldade coincidiam perfeitamente. O comentário causa questionamentos devastadores na menina, que só encontra uma esperança de paz quando decide se encontrar pessoalmente com a tia.

É o comentário do pai, a pessoa a quem Giovanna mais amava, que a faz perceber pela primeira vez que os adultos escondem segredos inomináveis. Acompanhando a menina até os 16 anos, vemos a fragilidade e a angústia do crescimento serem contadas por uma voz sincera e sem pudor de mostrar como se dá o desmoronamento de todas as nossas certezas no percurso até a maturidade.

Elena Ferrante é o pseudônimo do autor ou autora italiano(a) cuja verdadeira identidade é desconhecida do público. Pela Intrínseca, tem também os livros Frantumaglia, Um amor incômodo, A filha perdida e Uma noite na praia. Tornou-se um fenômeno editorial com a Tetralogia Napolitana, cujo A amiga genial  tornou-se série. A vida mentirosa dos adultos será adaptada como série original da Netflix.

Livro: A vida mentirosa dos adultos 

Autor: Elena Ferrante

Tradução: Marcello Lino

Páginas: 432

Editora: Intrínseca

Livro impresso: R$ 59,90

E-book: R$ 39,90


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.