segunda-feira, 26 de outubro de 2020

.: "Extremo - Crônicas da Psicodeflação", o diário de quarentena de Franco Berardi


Lançamento de outubro: diário de quarentena do filósofo italiano Franco Berardi. O que esperar do futuro pós-pandemia? Em "Extremo - Crônicas da Psicodeflação", Berardi registra reflexões, notícias, conversas e projeções num diário, buscando imaginar uma sociedade mais justa e solidária depois do colapso.

Livro lançado no Circuito Ubu, o livro fala sobre o dia após dia, quando a pandemia vem mudando o mundo. O que pensar do que acontece depois? No livro, o filósoforegistra reflexões, notícias, conversas e projeções num diário, buscando imaginar uma sociedade mais justa e solidária depois do colapso. 

Atualíssimo, sendo publicado no calor do momento, "Extremo - Crônicas da Psicodeflação" aborda o colapso da ordem social desencadeado pelos efeitos do Covid-19. De acordo com Berardi, a pandemia de 2020 reativou a imaginação do futuro, com novas possibilidades e novas formas, não centralizadas, de nos relacionarmos e agirmos politicamente. Você pode comprar o livro neste link.

Trechos selecionados
"O organismo superexcitado da humanidade, após décadas de aceleração e frenesi, após alguns meses de convulsões gritantes sem perspectiva, fechado em um túnel cheio de raiva, gritos e fumaça, é finalmente atingido pelo colapso."

“A recessão econômica que está em preparação poderá nos matar, poderá provocar conflitos violentos, poderá desencadear epidemias de racismo e guerra. É bom saber disso. Não estamos culturalmente preparados para pensar na estagnação como uma condição de longo prazo, não estamos preparados para pensar a frugalidade, a partilha. Não estamos preparados para dissociar o prazer do consumo.”

“Se fizéssemos uma lista das coisas que mais perdemos nesta quarentena – um exercício útil, apenas para perceber a pouca importância que um certo consumismo teve em nossas vidas –, as relações humanas certamente estariam no topo. Sentimos falta de amigos. Mas realmente de todo mundo? […] Menos amigos e mais amizade.”

“Somente a solidariedade afetiva tornará possível (eu disse isso a mim mesmo por muito tempo) uma onda incontrolável de expropriação e vida autônoma.”


Sobre Franco Berardi
Graduado em estética pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Bolonha. Militante desde a adolescência, Berardi passou pela Juventude Comunista, foi uma figura de destaque no Potere Operaio (Poder Operário) durante o Maio de 1968, e atuou no movimento anarcossindicalista italiano nos anos 1970. Fundou a revista A/traverso (1975–81) e fez parte da equipe da rádio Alice, a primeira rádio livre da Itália (1976–78). 

Junto com Antonio Negri e outros intelectuais envolvidos no Movimento Autonomista italiano, exilou-se em Paris. Lá, trabalhou com Félix Guattari no campo da esquizoanálise e frequentou os seminários de Michel Foucault. Nos anos 1980, contribuiu com revistas como Semiotext(e) (Nova York), Chimères (Paris), Metropoli (Roma), Musica 80 (Milão) e Archipiélago (Barcelona). 

Em 1992, ajudou a fundar a revista DeriveApprodi e, em 1997, a editora homônima, com um catálogo em torno de temas políticos. Foi professor de Teoria da Mídia na Accademia di Belle Arti, em Milão, no Programa d’Estudis Independents, em Barcelona, e no Institute for Doctoral Studies in Visual Arts.

Ficha Técnica
"Extremo - Crônicas da Psicodeflação"
Autor: Franco "Bifo" Berardi
Tradução: Regina Silva
Brochura: 192 páginas
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/34qMuy0

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.