sexta-feira, 9 de outubro de 2020

.: Mia Couto participa de palestra on-line gratuita do Laboratório de Redação

O evento, aberto ao público, numa iniciativa do Laboratório de Redação do prof. Adriano Chan,  contará ainda com o ator brasileiro Expedito Araújo lendo o conto “Chovem Amores na Rua do Matador”, do autor moçambicano 

Um dos mais importantes autores contemporâneos em língua portuguesa, o moçambicano Mia Couto participará, no dia 10 de outubro, sábado, a partir das 14h30, do evento intitulado “A Criação Literária”, como parte da programação de encontros on-line nas plataformas do Laboratório de Redação – que tem à frente o professor Adriano Chan.

Antes, o ator brasileiro radicado em Moçambique, Expedito Araújo, fará a leitura dramática do conto “Chovem Amores na Rua do Matador”, obra de autoria de Mia Couto.

Estes encontros têm por objetivo ampliar o repertório das alunas e alunos do laboratório, que se preparam para os exames de redação dos principais vestibulares do país, além do Enem. Este formato de encontros literários, em que textos de importantes autores e autoras são lidos por uma atriz ou ator, já contou com as presenças de Lilia Schwarcz, Hilton Cobra, Rodolfo Neves, Leonardo Miggiorin, entre outros.

Os interessados poderão assistir diretamente pelo canal do Laboratório de Redação no Youtube, no link youtube.com/channel/redacaoadriano.


Mia Couto:
Mia Couto, pseudônimo de António Emílio Leite Couto (Beira, 5 de Julho de 1955), é um biólogo e escritor moçambicano. Com catorze anos, teve alguns de seus poemas publicados no jornal Notícias da Beira e três anos depois, em 1971, mudou-se para a cidade capital de Lourenço Marques (agora Maputo). Iniciou os estudos universitários em medicina, mas abandonou no terceiro ano, passando a exercer a profissão de jornalista depois do 25 de Abril de 1974.

Foi nomeado diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM) e formou ligações de correspondentes entre as províncias moçambicanas durante o tempo da guerra de libertação. Trabalhou como diretor da revista Tempo até 1981 e continuou a carreira no jornal Notícias até 1985. Em 1983, publicou o seu primeiro livro de poesia, “Raiz de Orvalho”, com poemas contra a propaganda marxista militante. Dois anos depois, demitiu-se da posição de diretor para continuar os estudos universitários na área de biologia.

É o escritor moçambicano mais traduzido. Em muitas das suas obras, tenta recriar a língua portuguesa com uma influência moçambicana, utilizando o léxico de várias regiões do país e produzindo um novo modelo de narrativa africana. “Terra Sonâmbula”, o seu primeiro romance, publicado em 1992, ganhou o Prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos em 1995 e foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbabué. Em 2013 foi homenageado com o Prêmio Camões, que lhe foi entregue a 10 de Junho no Palácio de Queluz pelas mãos do presidente de Portugal Cavaco Silva e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Laboratório de Redação: No Laboratório de Redação, os alunos têm à disposição um curso livre, especializado em ensinar aos vestibulandos técnicas de redação por meio de um método inovador, criado pelo professor Adriano Chan (formado em Letras com ênfase em Latim e Português, e especialização em Linguística e em Filosofia, mestrado em Comunicação), que vai na contramão dos conceitos tradicionais ensinados nos  cursinhos: a Linguística Cognitiva.

Em 16 anos de atuação o Laboratório de redação acumula resultados expressivos: mais de 90% de alunos aprovados nas mais concorridas universidades públicas e privadas brasileiras; 90% com notas acima de 920 pontos na redação do Enem; 03 redações com notas máximas no Enem; 49 notas máximas na Fuvest; 72 notas máximas na Unicamp e incontáveis notas máximas na Unifesp.


LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – PALESTRA COM LEITURA DRAMÁTICA

Data: 10 de outubro, sábado

Horário: 14h30

Palestrantes: Mia Couto

Tema: A Criação Literária

Conto: Chovem Amores na Rua do Matador, de Mia Couto

Convidado Especial: Expedito Araújo

Transmissão no link: youtube.com/channel/redacaoadriano


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.