domingo, 29 de novembro de 2020

.: Livro "130 anos: Em busca da República" vence o Prêmio Jabuti


Obra que discute os 130 anos da República no Brasil leva o prêmio na categoria Ciências Sociais.

Publicado pela Intrínseca em junho de 2019, "130 Anos: Em Busca da República" – organizado por Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Pedro Malan e Simon Schwartzman – foi o vencedor na categoria Ciências Sociais da 62ª edição do Prêmio Jabuti. A tradicional premiação foi transmitida ontem, dia 26 de novembro, pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube e também pelo perfil da CBL no Facebook, com apresentação da jornalista Maria Júlia Coutinho.

No dia 15 de novembro de 1889, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro proclamou o início da nossa República. Éramos à época um país que havia abolido a escravidão recentemente, com a população de apenas 14 milhões de habitantes, dos quais 82% eram analfabetos e 90% viviam em áreas rurais. Agora, com 208 milhões de habitantes, o Brasil se apresenta como uma sociedade majoritariamente urbana, com 7% da população analfabeta, mas ainda repleta de contrastes sociais, com índices de desenvolvimento muitas vezes inferiores aos alcançados por países com trajetórias semelhantes à nossa.

Para analisar essa história, 38 pensadores brasileiros identificam os desafios, avanços e retrocessos da nossa República em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia. Seguindo os pontos de vista particulares dos autores, diferentes e complementares entre si, cabe ao leitor juntar as peças do mosaico apresentado para entender o processo que culminou com a República como a conhecemos em 2019 e os desafios que se anunciam para o futuro.

Organizadores: Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Pedro Malan e Simon Schwartzman. Autores: Renato Lessa, Arno Wehling, Gustavo Franco, José Alexandre Tavares Guerreiro, Winston Fritsch, Marieta de Moraes Ferreira, Pedro Cantisano, Albert Fishlow, Boris Fausto, Paula Andrea Forgioni, Ruy Pereira Camilo Júnior, Lúcia Lippi, Marcelo Trindade, Marcelo de Paiva Abreu, Maria Celina D’Araujo, Tercio Sampaio Ferraz Júnior, Pedro Malan, Celso Lafer, Pedro Dutra, Demosthenes Madureira, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, André Lara Resende, Carlos Fico, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, Sérgio Fausto, Nelson Jobim, Mário Mesquita, Rubens Ricupero, José Roberto de Castro Neves, Edmar Bacha, Simon Schwartzman, Silvana Batini, Ilan Goldfajn, Sérgio Abranches, Luís Roberto Barroso, Arminio Fraga e Marcos Lisboa. Você pode comprar "130 Anos: Em Busca da República", lançado pela Intrínseca. neste link.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.