terça-feira, 17 de novembro de 2020

.: "Stories": filme será lançado nesta sexta-feira no YouTube


"Stories", filme de Camilla Rollemberg, com direção de Liviah Prestes e Thiago Sacramento, será lançado no YouTube dia 20 de novembro. 

Escrita originalmente para o teatro no Núcleo de Dramaturgia do Sesi/2019, o texto de Camilla Rollemberg, Stories, virou experimento cênico. O filme será lançado via Streaming no dia 20 de novembro, às 21h, na plataforma Youtube, e ficará disponível para acesso, mediante contribuição voluntária, até dia 6 de dezembro. Haverá uma programação de lives no perfil do @storiesemcena, às sextas, 21h, a partir de 30 de outubro, até o final da temporada, com dança, música, debates, performances e cenas inéditas.

Com direção de Liviah Prestes e Thiago Sacramento, o elenco é composto por atores de São Paulo, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso. São eles: Stephanie Lourenço, que faz a personagem principal, Aline Abovsky, Camilla Rollemberg, Carol Marafiga, Dani D’eon, Laura Paro, Marcelo Selingardi, Márcio Braz, Miriam Palma, Thiago Brianti e Thiago Winter. 

Com mais de 20 personagens, Stories é o retrato tragicômico da vida fragmentada de Joana, presa em sua casa pela pandemia, à tela do celular e aos desejos de todos que a rodeiam, e que exigem dela com cada vez mais intensidade e velocidade. Adaptar o texto para as nossas atuais circunstâncias não foi uma tarefa que exigiu grandes mudanças, uma vez que a vida da personagem principal, Joana, antes mesmo da pandemia, já era quase inteiramente virtual. 

“Através de seu cotidiano fragmentado e digital, tal como se vê hoje em dia por meio dos Stories no Instagram de amigos e personalidades que seguimos, podemos testemunhar as antigas e atuais demandas sobre o feminino (casar, engravidar, manter-se jovem e bela, zelar pela família e amigos, ser bem sucedida profissionalmente), que com os anos apenas se acumulam e se fazem pressionar ainda mais pela tecnologia, e pela expectativa social de que a mulher esteja sempre pronta a servir e satisfazer a todos, sem muitas vezes encontrar espaço para escuta e satisfação pessoais”, conta a dramaturga Camilla. 

Na direção de "Stories", Liviah Prestes conta que já nos bastidores trabalham cada um em sua casa via internet: Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Bahia. “O experimento/filme mostra como a completa rotina de uma pessoa acontece dentro dos limites da tela do celular. O quanto isso pode ser prejudicial, ou libertador. A personagem é massacrada por uma multidão de interlocutores e informações online, interagindo somente com textos, áudios, imagens, sons e vídeos. A pandemia aumenta o drama da comunicação via celular. Além da ausência de contato com a realidade física, Joana sofre da falta dela mesma. O modo de vida virtual, se torna a única forma possível de ser”, completa.

Thiago Sacramento relata que "Stories" permite uma identificação sensorial com Joana, a personagem principal, que discute especialmente o lugar das mulheres hoje, mas também o espaço dos homens, a masculinidade quando exercida de maneira tóxica, e sua igual sujeição à imensa carga de afazeres, excesso de cobranças e expectativas de resultado, todos ampliados pela força da tecnologia, excessiva e opressora. “Meu papel foi fazer a ponte da concepção original da obra para teatro, traduzindo-a para o audiovisual. Incorporei à estética os limites e entraves do modelo de gravação, sem tentar escondê-los ou disfarçá-los, uma vez que dispunha apenas dos recursos de câmera, áudio e luz existentes nas casas cada ator. Creio que esse formato conceba um testemunho histórico de nosso atual contexto e a nova realidade visual de interação entre as pessoas”. Conclui se tratar de um novo caminho, “que não se confunde nem com teatro nem com cinema, uma nova forma de expressão artística e dramatúrgica, que agrega elementos para essa grande arte que é a arte da interpretação”.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.