sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

.: 18ª Flip continua em três mesas de debate literário em janeiro


Convidados como a drag queen Rita von Hunty, a travesti negra Letícia Nascimento e o cantor André Abujamra vão discutir temas como representatividade, literatura com causa e o livre pensar.

Parceira da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a Saíra Editorial dá continuidade à programação da 18ª edição do evento virtual em 2021. No próximo dia 19, a editora vai promover mais um dia de debates ao vivo com grandes nomes do mundo artístico, educacional e literário, para discutir temas como educação, pensamento livro e literatura com causa.

Entre os participantes confirmados estão a drag queen brasileira Rita von Hunty, persona do professor e ator Guilherme Terreri; a pedagoga e travesti negra Letícia Nascimento; o cantor, ator e multi-instrumentalista André Abujamra; a professora de Literatura Brasileira da USP Yudith Rosenbaum; e a professora feminista negra Talíria Petrone. Confira a agenda e o perfil dos convidados:



Mesa 4:
14h às 15h30 - "Literatura com Causa"
Mediação: Fábia Alvim

Rita von Hunty: a persona drag de Guilherme Terreri, ator formado pela UniRio e professor de língua e literatura inglesa formado pela USP. Hoje atua no cinema e no teatro, apresenta um programa de TV ("Drag Me As A Queen") e mantém um canal no YouTube com 650 mil inscritos ("Tempero Drag"), além de viajar o país oferecendo cursos e formações que discutem, por meio dos Estudos de Cultura, temas centrais da vida em sociedade.

Letícia Carolina Nascimento: mulher travesti, negra e gorda. Pedagoga e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente doutoranda em Educação pela UFPI. É vinculada aos seguintes núcleos e movimentos sociais: Nepegeci, Fonatrans, Rimas e GPTrans. É pesquisadora da área de Gênero e Educação com foco em transfeminismo, feminismo negro e interseccionalidades.  



Mesa 5:
16h às 17h30 - "Representatividade"
Mediação: Thayslane Ferreira
Tarília Petrone Soares: mulher negra, feminista, socialista, professora, graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Fluminense. Deu aula na favela da Maré, em São Gonçalo e em Niterói, e a realidade das escolas sempre foi um motivo para ir à luta. Em 2016, foi eleita a vereadora mais votada em Niterói e, em 2018, foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro, com 107.317 votos - a nona mais votada do estado do Rio de Janeiro.

Elisa Lucinda: uma das autoras que mais vendem no Brasil. Possui 18 livros publicados, dentre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infantojuvenis, que lhe rendeu, em 2002, o prêmio Altamente Recomendável [FNLIJ] por "A Menina Transparente". Lucinda encena e circula muito de sua obra pelos palcos brasileiros e estrangeiros, e comemora o reconhecimento de ser uma das escritoras que mais popularizam a poesia em nosso tempo. "Versos de Liberdade", que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas, pessoas em vulnerabilidade e pessoas trans, é um dos projetos que a sua instituição Casa Poema desenvolve, entre cursos de Poesia Falada para todos.


Mesa 6:
18h às 19h30 - "O Livre Pensar"
Mediação: Maura Dias
André Abujamra: filho de um dos grandes atores do teatro brasileiro, Antônio Abujamra (in memoriam), André herdou do pai o talento e a necessidade de provocar a ordem vigente. Em mais de 40 anos de carreira, firmou-se como um dos grandes artistas criativos do Brasil. Multiartista, André é cantor, compositor, guitarrista, percussionista, pianista, produtor musical, ator e diretor de teatro e cinema. Iniciou a carreira artística nos palcos em 1985, em parceria com Maurício Pereira, na banda Os Mulheres Negras. Em 1994, estreou a banda Karnak, e seu disco de estreia foi considerado pela revista americana Rolling Stone um dos melhores lançamentos da década de 1990. Em 2020, lançou seu primeiro livro, "Robô Não Solta Pum", voltado ao público infantil.

Yudith Rosenbaum: professora de Literatura Brasileira na USP, onde fez mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada. Graduou-se em Psicologia pela PUC/SP e trabalha na interface da literatura com a psicanálise, pesquisando autores do século XX, como Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. É autora dos livros “Manuel Bandeira - Uma Poesia da Ausência”, “Metamorfoses do Mal - Uma Leitura de Clarice Lispector” e “Clarice Lispector” (2002), entre outros.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.