terça-feira, 6 de abril de 2021

.: Lançamento: "Histeria e Sexualidade - Clínica, Estrutura, Epidemias"


Esta semana será lançado o livro "Histeria e Sexualidade - Clínica, Estrutura, Epidemias"sobre sexualidade contemporânea, escrito por Marco Antonio Coutinho Jorge com coautoria de Natália Pereira Travassos.


Dando prosseguimento à sua trilogia sobre sexualidade contemporânea — iniciada com "Transexualidade" —, Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Pereira Travassos abordam agora a relação entre histeria e sexualidade. O termo “histeria” adquiriu popularmente uma acepção pejorativa, que, no entanto, ignora ou menospreza a riquíssima e tumultuada história do fenômeno histérico.

O exame psicanalítico da histeria revela surpresas. Estudada desde a Antiguidade, origem da descoberta do inconsciente, estrutura dividida e conflitiva do sujeito, posição discursiva fundamental, recusada pela psiquiatria contemporânea, a histeria atravessou os séculos numa trajetória acidentada e marcada por epidemias. "Histeria e Sexualidade" traz um panorama dessa afecção impressionante e nomeia a nova roupagem que ela assumiu na virada do milênio: histeria de gênero.

Dividido em cinco partes, o livro lançado pela editora Zahar, ocupa-se de clínica, estrutura e epidemias de histeria, debruçando-se ainda sobre a crucial dissecação dos discursos empreendida por Lacan. Ao final do volume, uma tabela sintetiza o essencial da álgebra lacaniana, esclarecendo como ler e interpretar os principais temas – um auxílio precioso para o leitor de psicanálise. Você pode comprar o livro "Histeria e Sexualidade - Clínica, Estrutura, Epidemias", de Marco Antonio Coutinho Jorge e Natália Pereira Travassos, neste link.


Sobre os autores
Marco Antonio Coutinho Jorge, psicanalista e médico psiquiatra, é professor associado do Instituto de Psicologia da Uerj, onde ensina no Programa de Pós-Graduação em Psicanálise. Diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, é membro da Association Insistance (Paris) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise. É autor, entre outros, da tetralogia Fundamentos da psicanálise.

Natália Pereira Travassos é psicanalista membro do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise/Uerj, onde cursa atualmente o doutorado, e pós-graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ, na área de Psicologia em Doenças Transmissíveis. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.